Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de março de 2019, 17h09

Lula consegue liberdade temporária para ir ao velório do neto

Ex-presidente conseguiu autorização para deixar a prisão de Curitiba com base na Lei de Execução Penal e seguirá para São Paulo, onde será realizado o velório do neto, em uma aeronave do governo do Paraná; trajeto e local do sepultamento não foram revelados

Lula, Marisa e o neto, Arthur

A Polícia Federal, na tarde desta sexta-feira (1) concedeu autorização para que o ex-presidente Lula deixe a prisão em Curitiba para participar do velório de seu neto Arthur, que morreu hoje em decorrência de uma meningite.

A autorização para a saída temporária de Lula foi concedida com base na Lei de Execução Penal, que prevê a liberação de presos para casos de mortes de parentes. A mesma lei foi usada como base pela defesa de Lula para que o ex-presidente, no mês passado, fosse ao velório de seu irmão Vavá. O pedido, no entanto, foi negado.

Os advogados de Lula se comprometeram, junto à Justiça do Paraná, a não divulgar o trajeto que será feito pelo ex-presidente. O Ministério Público Federal (MPF) já se manifestou favoravelmente à soltura e, agora, cabe à juíza Carolina Lebbos, da Vara de Execução Penal, sacramentar a decisão. Fontes de Curitiba informaram que a magistrada já disse, de maneira informal, que autorizará a saída de Lula. Ela estaria, neste momento, discutindo com a defesa do petista como se dará o deslocamento do ex-presidente.

Lula deve seguir de Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado, para São Paulo em um avião cedido pelo governo do Paraná. Em nota, o governador do estado, Ratinho Junior, confirmou a informação.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum