Lula critica nova Política Nacional de Defesa por estimular "rivalidades com vizinhos"

"O Brasil precisa urgentemente recuperar sua soberania nacional", declarou o ex-presidente

Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula criticou nesta sexta-feira (17) a nova edição da Política Nacional de Defesa (PND), enviada pelo Ministério da Defesa ao Congresso Nacional. Um dos pontos mais criticados do documento está o reconhecimento da América do Sul como uma região de possíveis "tensões e crises".

"É alarmante perceber que velhas teorias sobre rivalidades com vizinhos estão sendo ressuscitadas e que nossas Forças Armadas podem vir a ser utilizadas para ações incompatíveis com os princípios constitucionais de não intervenção e da autodeterminação dos povos", criticou o ex-presidente.

O ex-presidente citou o episódio do general brasileiro que foi tratado como funcionário pela Defesa dos Estados Unidos. "A preocupação aumenta quando assistimos o alinhamento automático e a submissão ilustrada pelo vergonhoso vídeo de um general brasileiro tratado como empregado pelo chefe do comando sul dos EUA, o mesmo responsável por possíveis ações armadas contra países latino-americanos", detalhou.

Lula destacou ainda que o PND e a Estratégia Nacional de Defesa formulados durantes os governos do PT eram "instrumentos de paz, soberania e desenvolvimento autônomo".

"O Brasil precisa urgentemente recuperar sua soberania nacional. E esse sim deveria ser o objetivo de uma nova edição da Política Nacional de Defesa", disse ainda.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1284170104239001600?s=19