Lula: "Da minha parte não tem nenhum problema em ter Alckmin como vice"

“Ele (Alckmin) tem que ser igual ou melhor que o José Alencar pra me ajudar a governar o país", disse ainda Lula

Lula. Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante entrevista coletiva para a Fórum e a mídia independente, nesta quarta-feira (19), que não vê problema algum em formar uma chapa com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB recentemente.

"Eu não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com Alckmin pra ganhar as eleições e governar esse país", afirmou. "Nós vamos construir um programa de interesse da sociedade brasileira, todo mundo sabe o que eu quero pra esse país, não abro mão de que a prioridade e o povo brasileiro, o povo trabalhador, a classe média baixa, o que está desempregado, essa gente é que tem que ser a nossa prioridade e eu espero que o Alckmin esteja junto", completou.

'Sou candidato para ganhar'

Lula lembrou que, por enquanto, nem ele e nem o ex-governador têm falado sobe o assunto. “Você vê todo mundo falar todo santo dia, todo mundo dá palpite. O Alckmin saiu do PSDB e não se definiu pra que partido ele vai. E eu não defini a minha candidatura. Então não pode ter nem candidato, nem vice”, afirmou.

O ex-presidente disse ainda: “eu não sou candidato para ser protagonista, eu sou candidato pra ganhar as eleições, em um momento em que o Brasil está infinitamente pior do que estava em 2003, quando eu tomei posse”.

"Espero que as forças políticas que querem o Alckmin de meu vice estejam ouvindo isso: ele tem que ser igual ou melhor que o José Alencar pra me ajudar a governar o país", disse ainda Lula.

Ganhar é mais fácil que governar

“Ganhar eleições é mais fácil do que governar”, disse Lula. “E governar significa que você tem que ter uma capacidade muito grande de conversar com as pessoas. Por isso é que nós precisamos fazer alianças, parcerias. Eu tive com o governador Alckmin durante quatro anos na Presidência. E eu não tenho nenhuma divergência da relação com ele. Nós temos divergências, e é por isso que pertencemos a partidos diferentes, mas isso não impede que, se for necessário, que se construa a possibilidade das divergências serem colocadas num canto e você colocar as convergências num outro canto pra poder governar”, afirmou.