Lula debate "nova agenda" no Parlamento Europeu após Bolsonaro fugir da COP26

Neste domingo (14), Lula se se encontrou com Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos, no giro que faz pelo continente para resgatar imagem do Brasil.

Lula e Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula é um dos convidados para debater uma nova agenda progressista com líderes da Europa e da América Latina na Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social democrata no Parlamento Europeu nesta segunda-feira (15).

O presidente do grupo social democrata no Parlamento Europeu, Iratxe García Pérez, fará a abertura da reunião e o ex-presidente Lula dará a palestra principal do evento.

Entre os oradores, também estarão: Claudia Sheinbaum Pardo, chefe do Governo da Cidade do México; José Luis Rodríguez Zapatero, ex-Primeiro Ministro da Espanha (2004-2011); e Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá, Colômbia. O encerramento da reunião será feito pela coordenadora e pelo co-presidente da EuroLat (Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana), Maria-Manuel Leitão Marques e Javi López.

Antes do debate, Lula vai conceder uma entrevista ao vivo ao lado de García Perez - às 12h de Brasília. O evento acontece em seguida e será transmitido pelos canais do Parlamento Europeu.

A participação de Lula no evento acontece após Jair Bolsonaro (Sem partido) fugir do debate na COP26. Em seu discurso, o ruralista Joaquim Leite, que ocupou o Ministério do Meio Ambiente após a queda de Ricardo Salles, afirmou que "onde existe muita floresta, existe muita pobreza".

Em Dubai, onde levou uma comitiva gigante e mentiu sobre a devastação da Amazônia, o presidente brasileiro desdenhou da COP26 e disse que o Brasil foi "atacado".

Lula trabalha para resgatar a imagem do Brasil na Europa

Em um giro pela Europa, o ex-presidente Lula trabalha para resgatar a imagem do Brasil junto aos países do continente.

Neste domingo (14), o ex-presidente brasileiro se encontrou com Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos.

A reunião aconteceu na sede da chancelaria da União Europeia, em Bruxelas. Acompanharam o encontro o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim e o ex-ministro Aloizio Mercadante.

Josep Borrel esteve recentemente no Brasil para discutir a COP 26, que fechou a negociação com um acordo aquém de expectativas mais avançadas sobre o tema. Nos governos do PT, o Brasil liderava a discussão sobre sustentabilidade no mundo.

Na Alemanha, principal economia da Europa, Lula foi recebido por Olaf Scholz, que deve suceder Angela Merkel, como chanceler do país.

O ex-presidente também se encontrou com deputadas do SPD, partido centenário da social-democracia alemã.