Lula derrotaria Bolsonaro com 20 pontos de diferença no 2º turno, diz pesquisa de investidores

Além da vitória de Lula sobre Bolsonaro por 51,3% a 32,9%, pesquisa Futura Inteligência feita para o banco Modalmais mostra que o petista lidera com ampla vantagem em todos os cenários de 1º turno

Lula e Bolsonaro - Foto: ReproduçãoCréditos: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Uma pesquisa da Futura Inteligência encomendada pelo banco de investimentos Modalmais, divulgada nesta quarta-feira (28), confirma a tendência observada por outros levantamentos eleitorais: o ex-presidente Lula (PT) é o favorito para vencer as eleições de 2022.

Segundo a pesquisa, em um eventual 2º turno entre Lula e Jair Bolsonaro (sem partido), o petista venceria com 51,3%, contra 32,9% do atual presidente. 2,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam, enquanto outros 13,4% dizem que votarão em branco ou nulo.

Lula também venceria outros eventuais candidatos no 2º turno, de acordo com o levantamento. Se o oponente fosse Ciro Gomes (PDT), o petista sairia vitorioso com 45,5%, contra 25,4% do ex-ministro. Contra Eduardo Leite (PSDB), o placar ficaria em 49,9% para Lula e 17,8% para o tucano. No caso do oponente do petista ser João Doria (PSDB), o petista somaria 50,3%, enquanto o governador de São Paulo teria 16,8%.

O estudo encomendado pelo Modalmais apontou ainda que Ciro Gomes também seria capaz de derrotar Bolsonaro em um 2º turno: o pedetista teria 46,6% dos votos, contra 33,1% do presidente.

A pesquisa contou com 2.006 entrevistadas feitas em todo o país entre os dias 23 e 26 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

1º Turno

O levantamento também fez simulações de 1º turno e, em todos os cenários, Lula sairia vitorioso. Na pesquisa espontânea, isto é, quando o nome dos candidatos não é citado, o petista aparece na liderança com 30,1% das intenções de voto, contra 24% de Jair Bolsonaro. O terceiro lugar é de Ciro Gomes, que soma 3,3%.

Confira.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são falados aos entrevistados, Lula também lidera. O petista aparece com 33,8% das intenções de voto, contra 25,2% de Bolsonaro e 6,6% de Ciro Gomes.

Confira.

Confira, abaixo, outros cenários de 1º turno testados pela pesquisa, incluindo nomes de diferentes candidatos