Lula diz que PT e partido de Alckmin decidirão sobre possível chapa

O ex-presidente Lula ainda brincou sobre a foto tirada com o ex-governador Geraldo Alckmin durante cerimônia em que recebeu prêmio do Grupo Prerrogativas: "Nunca pediram para a gente tirar foto"

Lula e Geraldo Alckmin | Foto: Ricardo StuckertCréditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Ao discursar após receber o Prêmio Preserverança do Grupo Prerrogativas, o ex-presidente Lula comentou sobre a possibilidade de o ex-governador Geraldo Alckmin (ex-PSDB) estar em sua chapa presidencial como vice nas eleições de 2022.

No evento, Lula e Alckmin tiveram seu primeiro encontro público desde que começaram as conversas para o ex-tucano possivelmente assumir a vice na chapa de 22. Os dois também aproveitaram para tirar fotos juntos.

"A imprensa brasileira está tão nervosa com uma foto minha com o Alckmin. Eu fui presidente da República, o Alckmin foi governador. Eu já estive 600 vezes com ele e nunca ninguém pediu para tirar foto", brincou Lula.

O ex-presidente repetiu que ainda não decidiu sobre sua candidatura e que a oficialização depende do PT. Ele emendou falando sobre Alckmin e a possibilidade de estarem juntos.

"Tenho que respeitar o Alckmin. Ele deixou o PSDB, ainda não é filiado a nenhum partido, vai se filiar a algum, não sei qual é. E quem vai decidir se a gente vai se juntar é o meu partido e o partido dele", afirmou. A expectativa é que o ex-tucano ingresse no PSB para compor a chapa de Lula.

"Nada acontece para um vice sem antes acontecer para um presidente. Primeiro tem que definir quem será presidente pra saber quem vai ser vice", completou Lula.

O discurso do ex-presidente teve um tom "frente amplista", com menções a Delfim Netto e a Sigmaringa Seixas.

Jantar pela Democracia

O advogado Marco Aurelio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, disse durante discurso realizado na abertura do evento, nomeado “Jantar Pela Democracia”, que a atividade tinha como objetivo dar um recado para “reconciliar o país” e enfrentar a fome.

Além de Lula e Alckmin, diversas lideranças políticas participaram do evento. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Simone Tebet (MDB-MS), estão entre os que foram ao jantar. Lula e Kassab, inclusive, foram flagrados em uma longa conversa pelo jornalista Guilherme Amado.

Os governadores Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI) e Rui Costa (PT-BA) também participaram do evento.

Assista

https://www.youtube.com/watch?v=aJs62KKW5m8