Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de setembro de 2019, 13h48

Lula: “Dodge jogou a seriedade do MP no lixo”

Na entrevista exclusiva à Fórum, Lula disse que o Ministério Público precisa ser forte e independente, mas criticou a conduta da última procuradora-geral da República: "Eles aprenderam que tendo a imprensa como aliada tudo fica mais fácil". Assista

Foto: Ricardo Stuckert

Em mais de uma hora de entrevista exclusiva à Fórum, o ex-presidente Lula falou sobre inúmeros assuntos e, como não poderia deixar de ser, tratou sobre a conduta do Ministério Público Federal (MPF) na operação Lava Jato.

O petista fez questão de dizer que em seus governos valorizou tanto o MPF, quanto a Polícia Federal e a Receita Federal, e enfatizou que defende que essas instituições sejam “fortes” e “independentes”. Para o ex-presidente, no entanto, o penúltimo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, bem como a última chefe do MP, Raquel Dodge, “jogaram a seriedade no lixo”.

“Eu sou um cara democrático. E eu acho que a democracia é sustentada por instituições fortes. Então eu sempre achei que o MP tem que ser forte, tem que estar altamente qualificado. E se você pegar os discursos que eu fiz na posse de procuradores, você vai perceber uma frase minha onde eu dizia: ‘O MP é tão forte, é tão importante, que as pessoas que trabalham têm que ter muita responsabilidade’. O mesmo eu dizia para a Polícia Federal. É outra instituição que eu acho que tem que ser forte para garantir a democracia. A Receita Federal tem que ser forte. E o judiciário não só tem que ser forte como tem que ser neutro. As pessoas têm que julgar com base na lei. Esse é o pressuposto básico da compreensão que eu tenho dessas instituições. Ora, o que eles estão fazendo? Estão jogando no lixo essa seriedade que essas instituições devem ter. O Janot jogou no lixo, a Dodge jogou no lixo. Você já viu, por acaso, eu fazer alguma reclamação dos outros procuradores?”, disparou Lula.

Assista.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum