Eleições 2022: Lula e Freixo lideram no RJ; petista venceria no 1º turno

Pesquisa Quaest/O Globo mostra força de Lula e Freixo no estado que é base eleitoral de Bolsonaro; Freixo perde liderança caso Paes entre na disputa

Lula e Marcelo Freixo (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do instituto Quaest divulgado pelo Jornal O Globo nesta quinta-feira (28) mostra que o ex-presidente Lula (PT) venceria as eleições de 2022 no primeiro turno se dependesse apenas dos eleitores do Rio de Janeiro. Reduto eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, o Rio ainda coloca o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) como favorito para o governo estadual em dois cenários.

Na pesquisa, o ex-presidente Lula aparece com 43% das intenções de voto entre eleitorado do Rio de Janeiro. Bolsonaro surge logo atrás, com 29%. Ciro Gomes (PDT) registra 9%, enquanto Joao Doria (PSDB) marca apenas 4%. Brancos e nulos são 12% e indecisos, 4%.

Um segundo cenário foi testado com Eduardo Leite como candidato do PSDB. O tucano marca apenas 3%.

Nos dois cenários, o ex-presidente Lula venceria em primeiro turno, se fossem desconsiderados votos brancos, nulos e indecisos.

Freixo favorito em dois cenários; Paes com força

A pesquisa coloca Freixo como favorito em dois cenários. Caso o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), entre na disputa, ele toma a liderança. Paes tem evitado se colocar como candidato e defende o nome do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz (PSD).

Em um cenário com os pré-candidatos já postos, Freixo aparece com 25%, seguido do governador Cláudio Castro (PL), com 16%. Rodrigo Neves (PDT) tem 4% e Santa Cruz, 3%. Brancos e nulos são 36%, 2% afirmam que não iram votar e 11% estão indecisos.

Se entrar na disputa, Paes alcança 26% e supera Freixo, que ficaria com 19%. Castro cairia para 14% e Neves continuaria com 4%. Brancos e nulos e indecisos caem para 28% e 8%, respectivamente.

Uma possível candidatura do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) também sacudiria a disputa. O general ocuparia a segunda colocação e poderia enfrentar Freixo no segundo turno.