Lula é o único que empataria com Bolsonaro no segundo turno em 2022, diz pesquisa

Pesquisa PoderData aponta que o atual presidente venceria Moro, Doria, Haddad e Ciro em um eventual segundo turno, mas empataria com Lula caso o petista possa ser candidato

ReproduçãoCréditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa de opinião do PoderData, do site Poder 360, em parceria com o Grupo Bandeirantes, divulgada nesta quinta-feira (17), aponta que o ex-presidente Lula seria o único candidato que empataria com o presidente Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno nas eleições de 2022.

Segundo o levantamento, tanto o capitão da reserva quanto o petista somariam 41% dos votos cada. Brancos, nulos e pessoas que não sabem somam 18%.

Um dado da pesquisa que merece destaque é o fato que 32% das pessoas que votariam em Sérgio Moro no primeiro turno votariam em Lula no segundo turno. O ex-juiz é o responsável por ter condenado Lula em 1ª instância, decisão que foi chancelada em 2ª instância e que levou o petista à prisão e cassou seus direitos políticos.

Moro, inclusive, é o segundo candidato mais forte, depois de Lula, contra Bolsonaro em um eventual segundo turno. O ex-juiz teria, segundo a pesquisa, 37% dos votos, contra 40% do atual presidente, o que, pela margem de erro, representaria um empate técnico.

Todos os demais virtuais candidatos citados na pesquisa perderiam para Bolsonaro em um segundo turno em 2022.

Fernando Haddad (PT), que concorreu com Bolsonaro no segundo turno de 2018, teria em 2022 38% dos votos, contra 45% do capitão da reserva.

Ciro Gomes (PDT), que ficou em terceiro lugar no último pleito, teria 33% contra 48% de Bolsonaro.

Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é o que apresentou pior desempenho em um eventual segundo turno: o tucano teria 32% dos votos e Bolsonaro teria 45%.

A pesquisa PoderData ouviu 2.500 pessoas em 459 municípios, entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Confira o estudo completo aqui.