Lula é recebido por prefeita de Paris e participa de conferência na França

Lula fará palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), onde há 10 anos foi o primeiro latino americano a receber o título doutor honoris causa. À época, ele lembrou que criou 14 novas universidades federais durante seu mandato

Anne Hidalgo, que foi reeleita prefeita de Paris, em homenagem ao ex-presidente Lula em 2020 (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Aplaudido de pé pela palestra realizada no Parlamento Europeu, em Bruxelas, nesta segunda-feira (12), o ex-presidente Lula se reúne com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nesta segunda-feira (16), e fará palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po), no marco dos dez anos do título de Doutor Honoris Causa recebido na instituição.

"Dez anos após receber o título de Doutor Honoris Causa da Sciences Po, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-Presidente da República Federativa do Brasil, retorna para uma conferência excepcional. Ele falará sobre o tema 'Qual o lugar do Brasil no mundo de amanhã?'", anuncia a instituição em seu site.

Lula será recebido por Laurence Bertrand-Dorléac, presidente da National Foundation for Political Science. A apresentação do ex-presidente caberá a Olivier Dabène, presidente do Observatório Político da América Latina e do Caribe (OPALC).

O encontro com a prefeita parisiense acontece às 9h e a palestra na universidade está marcada para às 11, no horário de Brasília.

Doutor Honoris Causa

Lula foi o primeiro latino americano a ser contemplado com o título Doutor Honoris Causa pela Scienses Po, que concedeu a honraria a apenas 27 pessoas, entre elas o economista Joseph Stiglitz, prêmio Nobel da Paz que se reuniu dias atrás com o brasileiro.

Ao receber o título, em setembro de 2011, o ex-presidente brasileiro ressaltou que os avanços em seu governo foram fruto do exercício da democracia. “Estabelecemos uma nova relação do Estado com a sociedade, na qual todos os setores sociais foram ouvidos, mobilizados, e puderam discutir não somente com o governo, mas também entre eles próprios”, afirmou. “Para tanto, realizamos 74 conferências nacionais entre 2003 e 2010, precedidas por reuniões em níveis municipal e estadual, que contaram com a presença de cerca de 5 milhões de pessoas".

Lula citou também a criação de 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias durante o seu governo. “Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive".

Lula recebe prêmio Coragem Política

Nesta quarta-feira (17), Lula receberá o prêmio Coragem Política da revista Politique Internationale. O brasileiro é a quarta personalidade global, em 30 anos, a receber a premiação, que é concedida apenas em ocasiões excepcionais pela publicação, umas das mais respeitadas na área das Relações Exteriores.

Temas