Lula empata com Bolsonaro no Rio Grande do Sul e ganha fácil de Eduardo Leite

Pesquisa feita pela Paraná Pesquisa mostra que o estado que em 2018 foi totalmente antipetista pode estar mudando de posição

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

De acordo com levantamento publicado pelo Instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) estão em empate técnico no Rio Grande do Sul. Além disso, Lula ganharia fácil do atual governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).

Em 2018, Bolsonaro venceu em 407 das 497 cidades do estado. O levantamento atual indica que há uma mudança na intenção de votos entre os gaúchos.

Em um primeiro cenário, com a participação de Eduardo Leite, no levantamento estimulado, onde se divulga o nome dos candidatos, Bolsonaro ficaria com 30% das intenções de votos enquanto Lula teria 24,9%, configurando um empate técnico.

O governador Eduardo Leite, por sua vez, aparece bem atras, com apenas 11,7%, seguido por Sergio Moro, com 6,4%; Luciano Huck, com 4,8%; Ciro Gomes, com 4,3%; João Amoedo com 3,4% e Rodrigo Pacheco, com 0,3%.

Em um segundo cenário, sem a participação do governador Eduardo Leite, Bolsonaro e Lula permanecem em empate técnico, com 31,7% e 26% respectivamente. Logo atrás aparece Sérgio Moro, com 7,6%; Huck, com 5,9%; Ciro, com 5,4%; Amoêdo, com 3,8%; Doria, com 3,2% e Rodrigo Pacheco, com 0,3%.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado do Rio Grande do Sul. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1552 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas, não robotizadas, com eleitores com 16 anos ou mais em 68 municípios entre os dias 15 e 19 de maio de 2021, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Vveja o levantamento completo: