Lula envia mensagem de Natal aos catadores e promete: “Dias melhores virão”

Ex-presidente que recebeu a categoria no Palácio do Planalto costuma repetir o encontro todo final de ano, o que não será possível este ano devido à pandemia

Lula com catadores de material reciclável (foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nesta sexta-feira (18) uma carta aos catadores de materiais recicláveis, em função das festas de fim de ano.

Parece um gesto trivial, mas por se tratar da relação de Lula com os catadores tem um significado importante. O líder petista foi o primeiro presidente a receber representantes da categoria no Palácio do Planalto, e mesmo depois de deixar o cargo se encontrava com representantes do MNCR (Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis) quase todo final de ano – mesmo em dezembro de 2018, quando estava preso em Curitiba, ele recebeu a visita de líderes da organização.

Porém, a pandemia impedirá que este encontro se repita neste 2020, razão pela qual Lula resolveu entregar sua mensagem aos catadores através de uma carta aberta.

Na mensagem, o ex-presidente expressou que “não podemos esquecer que temos uns aos outros e que dias melhores virão para nós e para o Brasil. No Natal do ano que vem, se Deus quiser, já teremos superado esse vírus. O outro vírus, o da estupidez que governa nosso país, talvez ainda teremos que aguentar por mais um Natal”.

Leia abaixo a carta completa de Lula para os catadores:

“Meus queridos amigos e amigas catadores de material reciclável,

Não imaginei que depois de sair da prisão pudesse haver algo que me impedisse de passar o natal com vocês, como fiz quando fui presidente, como fiz depois de deixar a presidência, e como fiz ano passado, depois de sair da prisão. Meu compromisso com vocês é mais que politico. É de sangue, é de pele.

Mas esse ano, um inimigo terrível e invisível, o coronavírus, nos impede de estarmos juntos nesse Natal, para podermos nos abraçar no Natal que vem.

O coronavírus é uma praga da natureza que afetou todo o planeta. Mas como cada sociedade reagiu a ele foi diferente dependendo da medida da solidariedade entre as pessoas e a liderança dos governos de cada país.

O vírus é o mesmo. Nós que podemos agir de maneira diferente diante dele. Nos ajudar, cuidarmos um dos outros, termos paciência e apoiarmos nossos médicos e cientistas.

A pandemia e seu combate não é questão de política ou ideologia. É de humanidade e responsabilidade dos governantes.

No Brasil, 2020 foi um ano tão difícil para todos, com um governo insensível e sem solidariedade, que só prestou auxílio financeiro nessa crise tão profunda após muita pressão, um auxílio temporário que está acabando, deixando o povo abandonado, muito antes do fim da pandemia e da chegada da vacina ao Brasil.

Eu sei da dificuldade que vocês tiveram esse ano, com paralisações da reciclagem, amigos e parentes ficando doentes, tendo que lidar com máscaras jogadas no lixo de forma incorreta, e muito cuidado para não pegar essa doença terrível.

Nem todos podem ficar em casa, porque tem que sair na rua para buscar seu sustento, para ter o que comer e porque no Brasil, ainda hoje, infelizmente nem todos tem casa.

Vocês sabem melhor do que ninguém como está aumentando as populações e famílias morando nas ruas, vítimas do desemprego, das drogas, da ganância dos que querem cortar direitos dos trabalhadores e concentrar renda na mão de poucos.

Infelizmente, ainda teremos, dias muito duros pela frente, neste Natal de reflexão e fé.

Mas vocês são guerreiros que cuidam e salvam vidas, que contribuem com o meio ambiente e com a cidade, e não podem esquecer isso.

E não podem esquecer que temos uns aos outros e que dias melhores virão para nós e para o Brasil. No Natal do ano que vem, se Deus quiser, já teremos superado esse vírus. O outro vírus, o da estupidez que governa nosso país, talvez ainda teremos que aguentar por mais um Natal.

Mas tenham certeza que esse mal também irá passar e voltaremos a ter a solidariedade, não o egoísmo, a felicidade, não a tristeza, a inteligência, não a grosseria, a esperança, não o medo, guiando os destinos do nosso país.

Muita força e muito carinho para todos, com muita saudade de dar um abraço em vocês.

Um feliz Natal,

Luiz Inácio Lula da Silva”