Entrevista exclusiva com Lula
28 de novembro de 2019, 12h20

Lula: “Eu não sei do que eles têm medo. Vir para a rua é mostrar que a sociedade está viva”

Lula diz que manifestações fazem parte da democracia e que isso, para o governo de Jair Bolsonaro, "atrapalha governar"

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula comentou, em entrevista ao El País, sobre as recentes declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, evocando o retorno do AI-5 caso as manifestações populares no Brasil se acirrassem. Como resposta, Lula diz que protestos fazem parte da democracia e que isso, para o governo de Jair Bolsonaro, “atrapalha governar”.

“Eu não sei do que eles têm medo. Vir para a rua é uma demonstração de que a sociedade está viva e que não quer permitir que ele desmonte o Brasil. É apenas isso”, disse o ex-presidente.

“[Bolsonaro] não valoriza a democracia. Nem ele, nem os filhos dele, nem o partido dele. Eles falaram em fechar várias vezes a Suprema Corte, já falaram em fechar o Congresso Nacional, já falaram em restituir o AI-5, já fizeram não sei quantos decretos para liberar a arma. Ele acha que tudo será resolvido com o povo armado na rua. Quando, na verdade, eu acho que tudo será resolvido com mais tecnologia, mais educação e mais emprego”, continuou.

Para o ex-presidente, os protestos de rua no Brasil ainda não se iniciaram, em comparação com os demais países da América Latina, porque o governo de Bolsonaro é recente e que o povo ainda tem boas expectativas, mas a insatisfação deverá se agravar.

“Tem muita gente vivendo com pouco dinheiro e o Governo não fala em política de desenvolvimento. Isto vai criando uma insatisfação. Na medida que essa insatisfação tiver acumulada, certamente começará a ter manifestações no Brasil. E o Governo tem que compreender que isso faz parte da democracia”, afirmou.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum