Lula fala aos professores do Brasil; veja vídeo

“Eu acho que ser professor é a arte das artes, é a profissão das profissões. A coisa mais importante que um país tem que ter é a qualidade dos seus professores”, disse Lula

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou vídeo em homenagem aos professores durante sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na manhã desta sexta-feira (15), Dia dos Professores.

No vídeo, endereçado à deputada estadual e presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, conhecida como Professora Bebel, Lula ressaltou o papel central da educação pública e de qualidade na construção de um país melhor.

“É uma pena que eu sou mais velho do que você e não posso ter estado em uma sala de aula aprendendo alguma coisa com você”, disse Lula se dirigindo à Bebel. “Embora eu não tenho estudado tanto quanto eu gostaria de estudar – todo mundo sabe que eu tenho uma frustração de não ter um diploma universitário – eu fui uma pessoa que a vida inteira procurou aprender muito ouvindo as pessoas”, disse.

Lula lembrou, entre outras coisas, da escola que ajudou a montar no seu sindicato: “falando de educação, eu queria que vocês soubessem do seguinte. Eu já fui diretor de uma escola. O meu sindicato em São Bernardo do Campo, em 1973, inaugurou um curso de supletivo que chegou a ter 1.900 alunos em vários cursos e eu era o diretor”.

Além disso, o ex-presidente destacou também a importância dos professores na vida das pessoas. “Eu sentia tanta necessidade de estudar e achava tão importante as pessoas estudares, que eu fui o único presidente da República que governou o Brasil até agora que não tem diploma universitário e vu passar para a história como o presidente que mais fez universidades neste país, que mais colocou estudantes pra fazer universidades e que, junto com a presidenta Dilma, mais fizemos escolas técnicas neste país”, ressaltou.

“Eu achava que o filho do povo trabalhador tinha que ter o direito de estudar. Eu achava que ele tinha que disputar nas mesmas condições as oportunidades que devem ser dadas pra todo mundo. E eu sonhava que o filho do trabalhador mais humilde pudesse sentar no mesmo banco da escola do filho do seu patrão e que os dois pudessem competir em igualdades de condições pra saber quem era o melhor, quem é que ia vencer. Preferia que os dois, mas eu queria que o filho do pobre tivesse as mesmas condições”, alertou Lula.

Ao final, Lula afirmou que “ser professor é a arte das artes, é a profissão das profissões. A coisa mais importante que um país tem que ter é a qualidade dos seus professores”. O ex-presidente disse ainda que “por isso, queridos professores e professoras, meus parabéns. Que a gente possa, quem sabe no ano que vem, ao comemorar o Dia dos Professores, a situação esteja melhor. Quem sabe a pandemia já tenha acabado, quem sabe vocês já voltaram pra sala de aula e quem sabe vocês estarão cuidando das nossas crianças com mais carinho do que muitas vezes nós merecemos”, encerrou.

https://www.youtube.com/watch?v=DpqT2KHWvvI&ab_channel=DropsF%C3%B3rum