Lula fala aos professores do Brasil; veja vídeo

“Eu acho que ser professor é a arte das artes, é a profissão das profissões. A coisa mais importante que um país tem que ter é a qualidade dos seus professores”, disse Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou vídeo em homenagem aos professores durante sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na manhã desta sexta-feira (15), Dia dos Professores.

No vídeo, endereçado à deputada estadual e presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, conhecida como Professora Bebel, Lula ressaltou o papel central da educação pública e de qualidade na construção de um país melhor.

“É uma pena que eu sou mais velho do que você e não posso ter estado em uma sala de aula aprendendo alguma coisa com você”, disse Lula se dirigindo à Bebel. “Embora eu não tenho estudado tanto quanto eu gostaria de estudar – todo mundo sabe que eu tenho uma frustração de não ter um diploma universitário – eu fui uma pessoa que a vida inteira procurou aprender muito ouvindo as pessoas”, disse.

Lula lembrou, entre outras coisas, da escola que ajudou a montar no seu sindicato: “falando de educação, eu queria que vocês soubessem do seguinte. Eu já fui diretor de uma escola. O meu sindicato em São Bernardo do Campo, em 1973, inaugurou um curso de supletivo que chegou a ter 1.900 alunos em vários cursos e eu era o diretor”.

Além disso, o ex-presidente destacou também a importância dos professores na vida das pessoas. “Eu sentia tanta necessidade de estudar e achava tão importante as pessoas estudares, que eu fui o único presidente da República que governou o Brasil até agora que não tem diploma universitário e vu passar para a história como o presidente que mais fez universidades neste país, que mais colocou estudantes pra fazer universidades e que, junto com a presidenta Dilma, mais fizemos escolas técnicas neste país”, ressaltou.

“Eu achava que o filho do povo trabalhador tinha que ter o direito de estudar. Eu achava que ele tinha que disputar nas mesmas condições as oportunidades que devem ser dadas pra todo mundo. E eu sonhava que o filho do trabalhador mais humilde pudesse sentar no mesmo banco da escola do filho do seu patrão e que os dois pudessem competir em igualdades de condições pra saber quem era o melhor, quem é que ia vencer. Preferia que os dois, mas eu queria que o filho do pobre tivesse as mesmas condições”, alertou Lula.

Ao final, Lula afirmou que “ser professor é a arte das artes, é a profissão das profissões. A coisa mais importante que um país tem que ter é a qualidade dos seus professores”. O ex-presidente disse ainda que “por isso, queridos professores e professoras, meus parabéns. Que a gente possa, quem sabe no ano que vem, ao comemorar o Dia dos Professores, a situação esteja melhor. Quem sabe a pandemia já tenha acabado, quem sabe vocês já voltaram pra sala de aula e quem sabe vocês estarão cuidando das nossas crianças com mais carinho do que muitas vezes nós merecemos”, encerrou.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.