Lula lamenta "tragédia humana" de Manaus e critica "indiferença" de Bolsonaro

"Quando fui presidente da República sempre respondemos rapidamente com ações do governo federal a qualquer calamidade", escreveu o ex-presidente, que agradeceu a solidariedade de artistas e da Venezuela

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula usou as rede sociais na tarde desta sexta-feira (15) para criticar a postura do presidente Jair Bolsonaro diante do colapso sanitário de Manaus, que sofre com falta de oxigênio em seus hospitais desde a quinta-feira (14).

"Acompanho com angústia, preocupação e indignação a situação do povo de Manaus. Ainda mais porque quando fui presidente da República sempre respondemos rapidamente com ações do governo federal a qualquer calamidade. Manaus vive uma tragédia humana sem precedentes em sua história, pré-anunciada pelo colapso do sistema de saúde já no início desta pandemia", escreveu Lula no Twitter.

O ex-presidente fez questão de saudar a mobilização da classe artística e do governo da Venezuela diante da inação do governo Bolsonaro. "Nada como o tempo para julgar os governantes. Desde o primeiro dia como presidente da República, Bolsonaro insulta os artistas e a cultura, os governadores e o povo venezuelano", escreveu Lula.

"E agora, quem diria, vê artistas, governantes e venezuelanos ajudando a salvar o povo de Manaus. Povo que, infelizmente, assiste à indiferença passiva, desumana e insensível do governo federal", finalizou o ex-presidente.

A catátrofe vivida em Manaus reacendeu o debate sobre o impeachment do presidente. Nesta sexta-feira, partidos de oposição apresentaram um novo pedido de impedimento com base na situação da capital do Amazonas.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1350209261834559488