#Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de novembro de 2019, 18h10

Lula livre traz novamente a esperança para vencer o medo que Bolsonaro tenta impor

Ontem, ao me deparar com o voto de Dias Toffoli na sessão do tão acuado Supremo Tribunal Federal que pode devolver Lula à liberdade, voltei no tempo. Nessa catarse, pude respirar por alguns momentos os ares da esperança que vencia o medo naquela eleição de 2002

Lula e a esperança que venceu o medo (Ricardo Stuckert)

Hoje peço licença aos leitores desta Fórum para escrever esta carta de forma subjetiva. Pois, acredito que falar de Lula é falar um pouco da história de cada um de nós brasileiros.

Ontem, ao me deparar com o voto de Dias Toffoli na sessão do tão acuado Supremo Tribunal Federal que pode devolver Lula à liberdade, voltei no tempo.

Nessa catarse, pude respirar por alguns momentos os ares da esperança que vencia o medo naquela eleição de 2002. Na ocasião, como jornalista, tive uma conversa de bastidores com Lula.

Disse que estava feliz por ter certeza que ele subiria a rampa do Planalto. E, na minha pouca idade e vivência diante de toda a trajetória que havia em minha frente, tive a ousadia de dar-lhe um conselho: que tomasse cuidado para que sua crença – quase que inocente – na bondade humana não lhe fechasse os olhos diante de uma elite perversa que usurpa nosso país há séculos.

Essa preocupação veio se concretizar quando vi Lula dando sua primeira entrevista como presidente eleito ao Jornal Nacional, na TV Globo.

Mas, a esperança que havia nutrido em mim aquele homem fez com que eu continuasse acreditando nele. E pude presenciar em pouco tempo a grande transformação que ele fez em meu país.

Lula construiu uma nação com base no diálogo, na conversa, sem insultos ou ameaças. E foi, em parte, vítima da própria inocência.

Aos poucos, aquela aura de esperança foi transformando-se em medo. Um golpe, uma prisão e os tempos trevosos da ditadura – há tão pouco tempo derrotada – trouxeram de volta a nova face do obscurantismo em nosso país, que impera sob a égide do bolsonarismo olavista.

Mas, confesso, que assim como Lula, tenho a estranha mania de ter fé na vida – e por isso sigo na luta. E ontem, novamente, pude sentir por alguns momentos os ventos da esperança que nos farão vencer o medo que Bolsonaro tenta impor ao país.

Que a brisa que nos traz Lula seja breve.

Liberdade a Lula! Imediata! Porque o Brasil precisa voltar a ser feliz.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags