Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de setembro de 2019, 16h39

Carolina Lebbos pede explicações sobre comportamento de Lula na cadeia

Lula já declarou que não quer semiaberto e que só sairá da prisão com a inocência comprovada

Carolina Lebbos. Foto: Divulgação

A juíza Carolina Lebbos, substituta de Sérgio Moro na 12ª Vara Federal da Polícia Federal, em Curitiba, pediu explicações, nesta segunda-feira (30), sobre o comportamento do ex-presidente Lula na prisão e uma manifestação da defesa para avaliar o pedido de progressão para o regime semiaberto, solicitado pelos procuradores da Lava Jato.

“Considerando o requerimento do Ministério Público Federal de evento 808, (i) junte-se cálculo atualizado de pena; (ii) solicite-se à Superintendência da Polícia Federal no Paraná o encaminhamento a este Juízo de certidão de conduta carcerária do preso; (iii) intime-se a Defesa para manifestação”, diz o despacho de Lebbos.

A defesa do ex-presidente já declarou que Lula não tem interesse em ir para o semiaberto e que ele só sairá da prisão com a inocência comprovada. “Não troco minha dignidade pela minha liberdade”, declarou Lula em carta.

Deltan Dallagnol diz que ele deve sair de Curitiba. “Quando uma pessoa cumpre os requisitos todos para a progressão de regime não tem só o direito, mas o Estado não pode exercer seu poder de prisão para além do que tem direito. Assim, uma vez cumpridos os requisitos, normalmente os réus pedem a progressão. Se o réu não pedir, é obrigação nossa, do Ministério Público pedir”, afirmou o coordenador da Lava Jato.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum