Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de agosto de 2019, 16h30

“É só comparar”: Lula publica vídeo de entrevista falando sobre Amazônia na época em que era presidente

"Na hora em que o mundo percebe que vai haver desmatamento na Amazônia, certamente, nós, que hoje somos competitivos, iremos sofrer uma concorrência muito mais séria", dizia Lula enquanto era presidente; a postura diverge da adotada por Jair Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert

O perfil de Lula no Twitter publicou, na tarde desta quarta-feira (21), um vídeo de uma entrevista concedida pelo ex-presidente, na qual defende o desenvolvimento sustentável e critica o desmatamento na Amazônia. Lula foi comparado ao presidente Jair Bolsonaro pelo Jornal Nacional, que disse que os dois adotavam o mesmo discurso.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

“Não é necessário no Brasil derrubar uma única árvore na Amazônia para plantar um pé de soja. Não é necessário no Brasil derrubar uma única árvore na Amazônia para criar uma cabeça de gado. Se alguém estiver fazendo isso, estará praticando um crime. Uma ilegalidade e, sobretudo, um crime contra a economia brasileira. Na hora em que o mundo percebe que vai haver desmatamento na Amazônia, para produzir soja, cana ou gado, certamente, nós, que hoje somos competitivos, iremos sofrer uma concorrência muito mais séria”, disse Lula.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum