Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de agosto de 2019, 21h59

Fachin nega pedido de liberdade de Lula

Defesa do ex-presidente pode recorrer da decisão

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro Edson Fachin negou, nesta quinta-feira (29), pedido para soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A liminar foi solicitada ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular os processos da Lava Jato alegando suspeição dos procuradores. A defesa de Lula pode recorrer da decisão à Segunda Turma da Corte.

Fachin também negou que as mensagens que foram publicadas pelo site The Intercept Brasil, mostrando diálogos entre Sergio Moro e procuradores da Lava Jato, e que estão de posse da Polícia Federal após a prisão dos hackers de Araraquara, fossem compartilhadas no processo, como havia pedido os advogados do petista.

Ainda será o julgado pela Suprema Corte a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex no Guarujá que levou Lula à prisão. O julgamento do caso, que menciona as mensagens vazadas, deve ser retomado neste segundo semestre.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum