Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de agosto de 2019, 19h34

Gilmar Mendes reconhece injustiça em julgamento de Lula e diz que pode haver anulação

"A gente tem que reconhecer que devemos ao Lula um julgamento justo", disparou o ministro do STF

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, concedeu uma entrevista nesta sexta-feira (23) em que reconheceu que o julgamento do ex-presidente Lula foi injusto e que o Judiciário deve a ele um novo processo. Gilmar fez a declaração ao comentar sobre o processo de suspeição levantado pela defesa de Lula contra o ex-juiz federal Sérgio Moro, exposto no escândalo da Vaza Jato.

“É importante fazer essa análise com todo o desprendimento. A mídia se tornou num determinado momento muito opressiva. O bom resultado não é só aquele que condena. Isso não é correto. A gente tem que reconhecer que devemos ao Lula um julgamento justo”, avaliou o ministro em entrevista à agência Reuters.

Gilmar ainda considerou que a anulação da condenação é possível. “Anular a condenação [de Lula] se eventualmente ocorrer por questão de suspeição, isso leva a um novo processo. Eventualmente isso pode ocorrer”, declarou.

O STF deve julgar em breve um recurso de Lula que pede a suspeição de Moro no processo do triplex e, consequentemente, a nulidade do processo.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum