Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2019, 09h35

Lula confirma que Haddad foi portador de convite a Ciro para ser vice dele

"Eu acho difícil uma pessoa que se acha tão inteligente, como o Ciro, querer ser vice de um torneiro mecânico", disse Lula na entrevista exclusiva à Fórum

O ex-presidente Lula em entrevista à Fórum na sede da PF em Curitiba (Ricardo Stuckert)

Em entrevista exclusiva a Renato Rovai, editor da Fórum, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que Fernando Haddad foi portador do convite a Ciro Gomes para que o pedetista fosse vice na chapa encabeçada por ele nas eleições presidenciais no ano passado.

Lula disse ainda que Ciro tem preconceito contra o PT e que não nasceu para militar em partido político. Em outro trecho da entrevista, o ex-presidente disse ainda que fica chateado quando lê as declarações do pedetista. “Eu fico, fico chateado. Como se uma pessoa amiga estivesse falando mal de mim”. Leia o trecho abaixo e assista à íntegra da entrevista no Youtube da Fórum.

Rovai – O senhor não deve ter visto, mas ontem mesmo o Haddad voltou a contar (numa entrevista à CBN) a história de que, a partir de uma conversa com o senhor, convidou o Ciro para ser vice-presidente na sua chapa. E o Haddad já me falou que disse, nessa mesma reunião com o Ciro, que se por alguma razão o senhor não pudesse ser candidato, ele aceitaria ser vice na chapa do Ciro. Como foi essa história?

Lula – Olha, eu fiquei sabendo dessa história por conta do companheiro Fernando Haddad, que teve com o Ciro e falou para o Ciro que poderia ser meu vice, que no meu impedimento o Ciro seria candidato a presidente e Haddad seria vice dele. E o Ciro não aceitou. Eu acho difícil uma pessoa que se acha tão inteligente, como o Ciro, querer ser vice de um torneiro mecânico…

RR – O senhor acha que há um preconceito de classe?

Lula – Eu acho que o Ciro é preconceituoso com o PT. Ele tem um quê… é só perguntar para o PT do Ceará. Ele odeia o PT do Ceará. O Ciro não nasceu para militar em um partido político. O Ciro nasceu para ser dono de alguma coisa dele. Ele manda, ele desmanda, ele faz, ele desfaz. Ou seja, isso não cabe dentro do PT. Então, se o Ciro quiser ser presidente com voto dos setores progressistas, ele terá que se aliar à esquerda, e na esquerda ele não tem muita opção. Ele tem só o PT e o PCdoB. Mas a impressão que eu tenho é que ele está fazendo um discurso muito mais para agradar setores de direita que ele acha que abandonaram os tucanos, do que para a esquerda. De qualquer forma, é uma pena…eu gostaria que o Ciro fosse diferente.

Leia também o que Lula falou sobre Jair BolsonaroCiro Gomes e o governador da Bahia, Rui Costa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum