Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de dezembro de 2019, 19h45

Lula consegue absolvição sumária no caso do “Quadrilhão do PT”

"O magistrado de Brasília indicou a 'tentativa de criminalizar a atividade política' pela descabida acusação que ficou conhecida como 'quadrilhão', que faz parte do Lawfare contra Lula", tuitou Cristiano Zanin

Foto: Ricardo Stuckert

Cristiano Zanin, advogado de Lula, postou, nesta quarta (4), em seu Twitter a notícia da absolvição do ex-presidente no caso do “Quadrilhão do PT”.

Zanin disse: “Perante um juiz imparcial, conseguimos hoje a absolvição sumária de @LulaOficial. O magistrado de Brasília indicou a ‘tentativa de criminalizar a atividade política’ pela descabida acusação que ficou conhecida como ‘quadrilhão’ – que faz parte do Lawfare contra @LulaOficial”.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

A decisão foi assinada pelo juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara do Distrito Federal. O caso do chamado “Quadrilhão do PT” foi aquele no qual o procurador Deltan Dallagnol usou seu famoso “Power Point” para tentar criminalizar o ex-presidente e outros integrantes do partido. A decisão do magistrado representa outra derrota para o chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

A acusação é de 2017 e foi oferecida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A denúncia era contra Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff, além dos ex-ministros, Antonio Palocci e Guido Mantega, e do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por suposta organização criminosa em esquemas que envolvia Petrobras, BNDES e outros setores da administração pública. Todos foram absolvidos nesta quarta (4).

A denúncia foi enviada ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, e ao Distrito Federal. Chegou a ser endossada pela Procuradoria e recebida pelo juiz federal Vallisney de Oliveira, que abriu ação penal.

Veja aqui a decisão que absolveu Lula no caso do “Quadrilhão do PT” – 130.320 – Decisão


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum