Lula consegue absolvição sumária no caso do “Quadrilhão do PT”

"O magistrado de Brasília indicou a 'tentativa de criminalizar a atividade política' pela descabida acusação que ficou conhecida como 'quadrilhão', que faz parte do Lawfare contra Lula", tuitou Cristiano Zanin

Cristiano Zanin, advogado de Lula, postou, nesta quarta (4), em seu Twitter a notícia da absolvição do ex-presidente no caso do “Quadrilhão do PT”.

Zanin disse: “Perante um juiz imparcial, conseguimos hoje a absolvição sumária de @LulaOficial. O magistrado de Brasília indicou a ‘tentativa de criminalizar a atividade política’ pela descabida acusação que ficou conhecida como ‘quadrilhão’ – que faz parte do Lawfare contra @LulaOficial”.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

A decisão foi assinada pelo juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara do Distrito Federal. O caso do chamado “Quadrilhão do PT” foi aquele no qual o procurador Deltan Dallagnol usou seu famoso “Power Point” para tentar criminalizar o ex-presidente e outros integrantes do partido. A decisão do magistrado representa outra derrota para o chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

A acusação é de 2017 e foi oferecida ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo então procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A denúncia era contra Lula e a ex-presidenta Dilma Rousseff, além dos ex-ministros, Antonio Palocci e Guido Mantega, e do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por suposta organização criminosa em esquemas que envolvia Petrobras, BNDES e outros setores da administração pública. Todos foram absolvidos nesta quarta (4).

A denúncia foi enviada ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, e ao Distrito Federal. Chegou a ser endossada pela Procuradoria e recebida pelo juiz federal Vallisney de Oliveira, que abriu ação penal.

Veja aqui a decisão que absolveu Lula no caso do “Quadrilhão do PT” – 130.320 – Decisão

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR