Fórumcast, o podcast da Fórum
16 de agosto de 2019, 20h27

Lula destaca importância de construção de uma frente de esquerda e critica postura de Ciro Gomes

"Eu não posso ir na tua casa, tomar tua cerveja e sair falando mal da sua casa e da tua cerveja. O problema do Ciro é esse. O Ciro não sabe conviver com contrários e a construção de frente, a construção de democracia, pressupõe você conviver com contrários", disse Lula

Foto: Reprodução/YouTube

O ex-presidente Lula voltou a falar sobre a importância de se construir uma frente de esquerda para conter o bolsonarismo e disputar tanto as eleições municipais quanto as nacionais de 2022, em entrevista ao jornalista Bob Fernandes, nesta sexta-feira (16). Lula destacou que é importante o contraditório na formação dessa frente e criticou os ataques promovidos por Ciro Gomes (PDT) contra ele e contra o PT.

“Nós temos que construir uma frente ampla, mas as pessoas precisam aprender que, na construção de uma frente, eu não posso ir na tua casa, tomar tua cerveja e sair falando mal da sua casa e da tua cerveja. O problema do Ciro é esse. O Ciro não sabe conviver com contrários e a construção de frente, a construção de democracia, pressupõe você conviver com contrários”, avaliou o ex-presidente.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

O petista destacou a importância do debate democrático e disse que o PT tem levado esse espírito na construção de uma frente com outros partidos. “O PT tá aí, está se reunindo com o PCdoB, está se reunindo com o PSB. Se isso vai dar uma candidatura sólida em 2022, eu não sei. Se vai dar nas prefeituras, eu não sei. O que é preciso é que cada partido avalie as suas chances e faça o jogo que tem que fazer, sem ficar um com raiva do outro”, contou.

O ex-presidente ainda destacou que “o PT não pode ser criminalizado por ser o maior partido de oposição” e lembrou de um episódio das eleições, em que Ciro criticou o partido por ter feito uma aliança com o PSB. “Eu, de repente, fui atacado pelo Ciro Gomes porque ‘ah, o Lula foi convencer o PSB’. O que ele queria que eu fizesse? Que eu deixasse o PSB pra ele? Que eu largasse o PSB? Não tem sentido”, disse.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum