Fórumcast, o podcast da Fórum
01 de julho de 2019, 17h47

Por unanimidade, TRF-1 mantém absolvição de Lula no caso Nestor Cerveró

O juiz reconheceu que “há deficiência probatória para sustentar qualquer juízo penal reprovável” por parte do ex-presidente, que era acusado de obstrução de Justiça

Foto: Reprodução/Arquivo

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) absolveu, por unanimidade, o ex-presidente Lula e mais cinco pessoas da acusação de suposta obstrução de Justiça no caso Nestor Cerveró.

O tribunal endossou, nesta segunda-feira (1), a sentença do juiz de primeira instância, que considerou que o “flagrante” que deu origem à ação foi preparado, ou seja, foi fabricada uma prova inidônea.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Conforme a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), aceita pela Justiça em julho de 2016, o ex-presidente e outros acusados, como Delcídio Amaral, Maurício Bumlai e José Carlos Bumlai, teriam obstruído a Justiça na tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

O juiz reconheceu que “há deficiência probatória para sustentar qualquer juízo penal reprovável” por parte de Lula, afastando a acusação de que ele teria tentado impedir ou modular a delação premiada de Nestór Cerveró.

Os advogados de Lula sempre demonstraram que a acusação se baseou em versão criada por Delcídio Amaral para conseguir benefícios em acordo com o MPF.

Cerveró e outras testemunhas, de acusação e defesa, nunca confirmaram qualquer participação de Lula em atos que tivessem o objetivo de interferir na delação premiada do ex-diretor da empresa.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum