Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de julho de 2019, 17h47

Por unanimidade, TRF-1 mantém absolvição de Lula no caso Nestor Cerveró

O juiz reconheceu que “há deficiência probatória para sustentar qualquer juízo penal reprovável” por parte do ex-presidente, que era acusado de obstrução de Justiça

Foto: Reprodução/Arquivo

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) absolveu, por unanimidade, o ex-presidente Lula e mais cinco pessoas da acusação de suposta obstrução de Justiça no caso Nestor Cerveró.

O tribunal endossou, nesta segunda-feira (1), a sentença do juiz de primeira instância, que considerou que o “flagrante” que deu origem à ação foi preparado, ou seja, foi fabricada uma prova inidônea.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

Conforme a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), aceita pela Justiça em julho de 2016, o ex-presidente e outros acusados, como Delcídio Amaral, Maurício Bumlai e José Carlos Bumlai, teriam obstruído a Justiça na tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

O juiz reconheceu que “há deficiência probatória para sustentar qualquer juízo penal reprovável” por parte de Lula, afastando a acusação de que ele teria tentado impedir ou modular a delação premiada de Nestór Cerveró.

Os advogados de Lula sempre demonstraram que a acusação se baseou em versão criada por Delcídio Amaral para conseguir benefícios em acordo com o MPF.

Cerveró e outras testemunhas, de acusação e defesa, nunca confirmaram qualquer participação de Lula em atos que tivessem o objetivo de interferir na delação premiada do ex-diretor da empresa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum