Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de agosto de 2019, 08h20

Site da Lava Jato, Antagonista especula que Lula será solto

Especulação é de que o ex-presidente poderia deixar a prisão no dia 27 deste mês, data que o STF julgará o recurso da defesa para suspender as acusações contra ele

Foto: Reprodução

O site O Antagonista, principal porta-voz da Lava Jato e do ministro Sérgio Moro, publicou nesta terça-feira (13) uma especulação de que o ex-presidente Lula poderia ser solto no dia 27 deste mês.

De acordo com o site, nesta data, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá se reunir para analisar o pedido da defesa do ex-presidente para suspender, na primeira instância, ação em que é Lula é acusado de receber R$ 12,5 milhões da Odebrecht em forma de um terreno, onde seria construído o Instituto Lula, e outro imóvel em São Bernardo do Campo, vizinho ao apartamento que ele vivia na cidade. O instituto, no entanto, nunca ocupou essa área, tendo sido construído na capital paulista.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

A defesa de Lula nega as acusações e busca suspender o processo sob o argumento de que não teve acesso ao acordo de leniência firmado entre Odebrecht e Ministério Público Federal (MPF), o que teria prejudicado seu direito de defesa. O ministro Edson Fachin, do STF, já havia autorizado duas vezes o acesso dos advogados de Lula aos autos da leniência, mas o juiz da 13ª vara de Curitiba, Luiz Antonio Bonat – substituto de Sérgio Moro -, desrespeitou as decisões do ministro em ambas as oportunidades, impondo limites à checagem do material.

Veja também:  Antagonista, site porta-voz de Moro, ameaça Bolsonaro

O recurso do dia 27 será julgado pela Segunda Turma do STF, formada por cinco ministros. O relator será Fachin, responsável no Supremo pelos processos ligados à Operação Lava Jato.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum