Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de agosto de 2019, 09h09

Suspeição de Moro em processo de Lula deve ser julgada hoje no STF

O STF também deverá discutir um outro recurso de suspensão da ação penal aberta contra o ex-presidente

Foto: Lula Marques

Nesta terça-feira (27), a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá analisar um pedido de suspeição do atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, no processo do julgamento do ex-presidente Lula, em caso relacionado ao triplex do Guarujá. O STF também deverá discutir um outro recurso de suspensão da ação penal aberta contra o ex-presidente.

Os ministros novamente decidirão se suspendem a ação penal que investiga suposto repasse de propina na aquisição de um terreno pela Odebrecht. Este é o mesmo processo em que a Segunda Turma, no plenário virtual, negou um pedido apresentado pela defesa de Lula contra a atuação do ex-juiz sexta-feira passada (23). No entanto, a discussão desta terça será presencial. Ainda não foi divulgado o horário exato do julgamento.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

Os advogados argumentam que houve cerceamento de defesa, inclusive depois da saída do ex-juiz e da atuação de outros magistrados, porque a Justiça impediu o acesso dos advogados ao acordo de leniência da Odebrecht. Todos os ministros ainda precisam votar sobre esse pedido.

Na ocasião, o ministro do STF, Gilmar Mendes, comentou em entrevista que reconheceu que o julgamento do ex-presidente Lula foi injusto e que o Judiciário deve a ele um novo processo. “É importante fazer essa análise com todo o desprendimento. A mídia se tornou num determinado momento muito opressiva. O bom resultado não é só aquele que condena. Isso não é correto. A gente tem que reconhecer que devemos ao Lula um julgamento justo”, avaliou o ministro, em entrevista à agência Reuters.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum