Lula teria mais votos em SP com Alckmin como vice, apontam dados preliminares de pesquisa

PSB encomendou pesquisa interna para testar a possibilidade de uma chapa entre Lula e Alckmin; Fórum teve acesso às primeiras parciais. Confira

Dados preliminares de uma pesquisa interna encomendada pelo PSB, a pedido de Márcio França, pré-candidato pela legenda a governador de São Paulo, apontam que Lula (PT) pode ganhar votos no estado caso concorra com Geraldo Alckmin como vice em sua chapa.

Desde que a possibilidade de uma aliança entre os antigos rivais políticos começou a ser aventada, ambos deram sinalizações amigáveis um ao outro. Alckmin está de saída do PSDB e um dos partidos que cogita se filiar é o PSB. Por isso, a legenda resolveu testar o potencial de uma chapa composta pelo ex-presidente e o ex-governador. A costura, se confirmada, envolveria apoio do PT à candidatura de França ao governo de São Paulo.

Segundo apurado pela Fórum, as primeiras parciais da pesquisa interna, feita pelo Instituto Brada, indicam que Lula ganha mais de 4 pontos percentuais nas intenções de voto quando é apresentado com Alckmin como vice. O levantamento abarca a capital paulista e Grande São Paulo.

O estudo, que trabalha com entrevistas presenciais, ainda está em campo e não foi finalizado. Ao todo, devem ser ouvidos 2 mil eleitores no estado de SP.

Em entrevista à rádio BandNews FM nesta terça-feira (30), Márcio França afirmou que Lula e Alckmin ainda não se falaram pessoalmente e que a possibilidade de uma chapa entre os dois ainda é “algo muito embrionário”. “Mas os recados que eles mandaram foram recados simpáticos”, pontuou.

Alckmin diz que “hipótese caminha”; Lula quer chapa “para ganhar”

Geraldo Alckmin deu mais uma sinalização, nesta segunda-feira (29), de que pode vir a ser candidato a vice-presidente e uma chapa encabeçada por Lula na próxima eleição. A declaração foi dada durante encontro do político com dirigentes sindicalistas em São Paulo.

Segundo o jornal O Globo, ele foi questionado por sindicalistas sobre esse suposto acordo e respondeu: “Preparei-me novamente pra ser governador do estado. Surgiu a hipótese federal. Os desafios são grandes. Essa hipótese [de ser vice de Lula] caminha e eu considero essa reunião com as quatro principais centrais histórica”.

Já Lula, em entrevista nesta terça-feira (30), afirmou que ele e Alckmin estão “na fase de conversar” e que teve uma “relação extraordinária” com o ex-governador. O petista ainda sinalizou que o avanço das conversas passará por uma filiação de Alckmin ao PSB.

Publicidade

“Precisa primeiro saber em qual partido Alckmin vai entrar. Ele ainda não definiu. Mas é o seguinte: eu quero construir uma chapa para ganhar as eleições e construir uma chapa para mudar outra vez a história deste país”, declarou o ex-presidente.

Notícias relacionadas

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_