Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de julho de 2017, 10h09

Lula manda recado a aliados: “Não vou esmorecer”. No PT não há plano B para 2018

Toda a bancada do PT no Congresso foi chamada para encontro com Lula nesta quinta (13), em SP. Senadores e deputados vão comparecer em peso. O ex-presidente concede coletiva, na quinta também, pela manhã, coletiva na sede do PT em São Paulo.

Toda a bancada do PT no Congresso foi chamada para encontro com Lula nesta quinta (13), em SP. Senadores e deputados vão comparecer em peso. O ex-presidente concede coletiva, na quinta também, pela manhã, coletiva na sede do PT em São Paulo.

Da Redação*

Lula recebeu várias ligações de solidariedade nesta quarta-feira (12), logo após sair a sentença do juiz Sérgio Moro o condenando a nove anos e meio. Em todos, o tom foi sempre o mesmo: “Não vou esmorecer”. As informações são do Painel, da Folha.

“No PT é proibido falar em plano B. A sigla avalia que Sergio Moro calculou mal não só a pena, mas também o timing da condenação do petista. Vai estimular a comparação com escândalos recentes, como a mala de propina de Rodrigo Rocha Loures, e reafirmar que, se necessário, irá ao STF pelos direitos políticos de Lula. Só veem dois cenários: ou ele será candidato ou preso político.

Movimentos de esquerda ligados ao partido já articulam uma série de manifestações contra a decisão de Moro. A ideia é fazer uma maratona de atos nas principais capitais do país, em todas as regiões.

O PT decidiu atacar a sentença de Moro não só política, mas também juridicamente. Advogados do ex-presidente e criminalistas ligados à sigla passaram o dia esquadrinhando a decisão do juiz.

A defesa identificou, por exemplo, que Moro citou a delação de Delcídio do Amaral. A fala do ex-senador foi desacreditada na terça (11) pelo procurador Ivan Marx. Ao pedir o arquivamento de outra investigação contra Lula, Marx alegou que o ex-presidente só foi mencionado porque Delcídio queria fechar o acordo.

Toda a bancada do PT no Congresso foi chamada para encontro com Lula nesta quinta (13), em SP. Senadores e deputados vão comparecer em peso.”

*Com informações do Painel da Folha

Foto: Lula Marques/AGPT


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum