Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
15 de outubro de 2019, 08h13

“Lula merece um julgamento justo”, diz Gilmar Mendes no Bial

O ministro também disse que, por conta das reportagens da Vaza Jato, a condenação do ex-presidente deixa "muitas suspeitas"

Foto: Reprodução

No programa Conversa com Bial desta segunda-feira (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ao ser questionado sobre o possível desenrolar do movimento “Lula Livre”, afirmou que o ex-presidente merece um julgamento justo.

“A minha percepção é que nos círculos acadêmicos no mundo há a impressão de que há muitos vícios nesse processo do Lula, e eu tenho dito então que o Lula merece um julgamento justo”, disse o ministro.

“Para isso deveria começar tudo de novo, então?”, questionou o apresentador. “Não sei. Mas merece um julgamento justo. Tudo isso que vem se revelando de fato deixa a suspeita sobre esse caso”, respondeu Gilmar.

Mendes falou também sobre o uso da prova ilícita, no caso as conversas divulgadas pelo The Intercept Brasil. O ministro afirmou que, inequivocamente, a prova ilícita não pode ser usada para condenar ninguém. O debate se dará, segundo ele, se ela pode ser usada para exonerar alguém de responsabilidade. “Diz-se hoje na doutrina que sim”, afirmou.

Confira a fala do ministro no programa:


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum