Lula defende mesa de negociação tripartite para rever reforma trabalhista, diz sindicalista

Lula se reuniu com representantes de centrais sindicais brasileiras, de trabalhadores e do governo da Espanha para estudar mudanças na legislação trabalhista.

Lula com representantes de centrais sindicais e do governo espanhol em debate sobre a revisão da reforma trabalhista (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre afirmou que Lula (PT) defendeu a construção de uma mesa tripartite, que reúna representantes do governo, dos sindicatos e de empresários para fazer a revisão da reforma trabalhista aprovada durante o governo Michel Temer(MDB).

Segundo o sindicalista, que participou do encontro com a vice-presidente do governo espanhol, Yolanda Díaz, representantes de trabalhadores da espanha e outras centrais sindicais brasileiras, em nenhum momento Lula falou de revogar a reforma caso seja eleito nas eleições de outubro.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, na edição desta quarta-feira (12) da Folha de S.Paulo, Nobre teria dito que o petista encorajou sindicalistas a defenderem suas propostas.

Edson Carneiro Índio, presidente da Intersindical, disse que em sua explanação, Lula teria dito que a reforma trabalhista foi implantada no Brasil prometendo um paraíso de empregos, mas entregou o inferno do desemprego.

Estiveram presentes ainda Miguel Torres, da Força Sindical, e René Vicente, vice-presidente da Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB).

Representantes do governo Pedro Sanchez - que participaram de forma virtual - relataram sobre como foi construída a contrarreforma na Espanha a partir de estudos que mostravam que a precarização do trabalho estava afetando a qualificação da mão de obra e, com isso, a competitividade do país.