Lula: "Não siga nenhuma recomendação imbecil do presidente ou do ministro da Saúde"

Em discurso pela vacinação, ex-presidente alertou para a naturalização de mortes na pandemia. "Muitas delas poderiam ter sido evitadas", afirma

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) destacou a importância da vacinação contra a Covid-19 em discurso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, nesta quarta-feira (10). Em recado à população brasileira, o petista pediu para que sejam ignoradas as recomendações "imbecis" do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Leia também: Lula elogia Globo em discurso: “Eu espero que ela continue assim”

"Tome vacina, porque a vacina é uma das coisas que pode livrar você de Covid, mas mesmo tomando a vacina não ache que você pode tirar a camisa, ir para o boteco, pedir uma cerveja gelada e ficar conversando. Não. Você precisa continuar fazendo o isolamento, usando máscara e álcool gel", afirmou Lula.

O ex-presidente lamentou o aumento no número de mortos pelo vírus e disse que óbitos estão sendo naturalizados. "A gente ouve de manhã, de tarde, de noite. A gente liga um canal de televisão, liga um rádio, lê um jornal, é falando de morte. Você vai naturalizando, mas muita delas poderiam ter sido evitadas. Evitadas se a gente tivesse um governo que tivesse feito o elementar", completou o petista.

Em seguida, Lula listou as atitudes que, segundo ele, eram esperadas do presidente Jair Bolsonaro para conter a pandemia.

"Um presidente da República que se respeitasse e respeitasse o povo brasileiro, a primeira coisa que teria feito é criar um comitê de crise, envolvendo seu ministro da saúde, secretários da saúde dos estados, cientistas da Fiocruz, cientistas do Butantan e outros cientistas, e toda semana orientar a sociedade brasileira do que fazer. Era preciso priorizar dinheiro e comprar as vacinas que pudesse comprar em qualquer lugar do planeta terra", afirmou o ex-presidente.

"Nós temos um presidente que inventou uma tal de cloroquina, nós temos um presidente que fala que quem tem medo do Covid é maricas, que o Covid é uma gripezinha, que é uma coisa de covarde, que ele é ex-atleta e que portanto não pegaria. Esse não é o papel de um presidente da República", completou.

Confira o discurso ao vivo:

https://www.youtube.com/watch?v=UxgqGNXBk3c