Lula obtém nova vitória e Justiça suspende seu depoimento no caso da compra de caças

O juiz considerou os novos elementos apresentados pela defesa do ex-presidente, que pediu suspeição dos procuradores Frederico de Carvalho Paiva e Herbert Reis Mesquita

Lula (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Escrito en POLÍTICA el

Os advogados de Lula conseguiram mais uma vitória na Justiça. Frederico Botelho de Barros Viana, juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, acatou, parcialmente, pedido da defesa e suspendeu o depoimento do ex-presidente e do seu filho Luís Cláudio Lula da Silva no processo da Operação Zelotes, que apura supostas irregularidades na compra de caças suecos no governo de Dilma Rousseff.

O Ministério Público (MP) acusa Lula de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa por ter supostamente participado de negociações para a aquisição dos caças.

Para justificar sua decisão, o juiz considerou os novos elementos apresentados pela defesa de Lula, que pediu suspeição dos procuradores Frederico de Carvalho Paiva e Herbert Reis Mesquita.

Os advogados do ex-presidente afirmam que as mensagens entre procuradores que atuavam na Lava Jato, obtidas por hackers, mostram, claramente, que a denúncia dos caças foi idealizada pelos integrantes da operação de Curitiba, em um “plano” que buscava “liquidar” Lula, por meio de “acusações frívolas, apresentadas em número elevado e repetidas”.

Paiva e Mesquita foram envolvidos nas discussões em grupos no Telegram e “não apenas tomaram conhecimento das ilegalidades que estavam sendo praticadas pela ‘Lava Jato’ de Curitiba contra os excipientes [Lula e seu filho Luís Cláudio] como também passaram a delas participar”, alega a defesa.

Novos elementos

Segundo o magistrado, “a petição que instaura o presente incidente traz em seu bojo elementos formal e materialmente novos, que devem se submeter ao contraditório útil, bem como devem ser provados”.

Diante do novo cenário, os depoimentos de Lula e do seu filho, previstos para os dias 27 e 28 de maio, respectivamente, foram adiados. O juiz concedeu prazo de 30 dias para o MP se manifestar sobre a acusação de suspeição, além de mais 30 dias para todas as defesas do processo se manifestarem. 

Com informações do Conjur