Lula: "Os EUA precisam de inimigo sempre, isso está me cheirando a campanha eleitoral"

Para o ex-presidente, "não há necessidade de se inventar 'terrorismo' no Irã" e não é hora do Brasil "se meter em uma briga internacional"

Foto: AF Rodrigues
Escrito en POLÍTICA el
Em entrevista ao DCM na manhã desta quarta-feira (8), o ex-presidente Lula criticou a postura dos Estados Unidos com relação aos ataques contra o Irã e alegou que acirramento do conflito nos últimos dias fazem parte de uma campanha eleioral do presidente norte-americano Donald Trump para se reeleger no país. Para Lula, não há necessidade de se "inventar terrorismo" no Irã.
"Os Estados Unidos gostam de criar confusão e de preferência longe do território deles. Não há necessidade de se inventar terrorismo no Irã", criticou o ex-presidente. "Os EUA precisam de inimigo sempre, isso está me cheirando a campanha eleitoral", continuou. 
Na entrevista, Lula também criticou o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro com relação ao conflito, chamando o ex-capitão de "lambe botas" de Trump. "Não é época para o Brasil se meter em uma briga internacional. O Brasil precisa ser considerado um construtor de harmonia, de paz, porque é isso que é obrigado a ter de comportamento um país que tem fronteira com tantos países da América do Sul. O Brasil sempre teve uma política externa coerente e corajosa. Diferentemente dos EUA, que vivem procurando confusão, vivem querendo atirar pedra no quintal dos outros", afirmou o petista. O contra-ataque de Teerã com mísseis às bases de Al-Asad e de Irbil deixou pelo menos quatro militares estadunidenses mortos e outros quatro feridos nesta terça-feira (7). O governo estadunidense, no entanto, nega que haja militares de suas forças mortos e, em tuíte, Donald Trump disse que “tudo está bem”.