Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
07 de abril de 2019, 08h35

Lula: Pano de fundo do golpe, Lava Jato atropelou prazos e prerrogativas para me condenar antes das eleições

Ao completar um ano como preso político na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula publicou artigo na Folha de S.Paulo onde indaga: "Por que têm tanto medo de Lula livre?"

Lula em comício (Foto: Ricardo Stuckert)

Ao completar um ano como preso político na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva publicou um artigo na edição deste domingo (7) na Folha de S.Paulo onde indaga: “Por que têm tanto medo de Lula livre?”

Em seu texto, Lula mesmo elenca os motivos que o levaram para trás das grades, condenado pelo ex-juiz e atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL), Sergio Moro, por um crime que nunca existiu, “por ‘atos indeterminados’ sem que achassem qualquer conexão entre o apartamento que nunca foi meu e supostos desvios da Petrobras”, relata Lula, sobre o processo do Triplex no Guarujá.

“Era preciso impedir minha candidatura a qualquer custo. A Lava Jato, que foi pano de fundo no golpe do impeachment, atropelou prazos e prerrogativas da defesa para me condenar antes das eleições”, diz.

Segundo Lula, o “golpe do impeachment” foi contra o modelo de desenvolvimento com inclusão social que o país vinha construindo desde 2003. “O impeachment veio para trazer de volta o neoliberalismo, em versão ainda mais radical”.

Lula diz ainda que toda a trama de “criminalizar” o modelo de desenvolvimento inclusivo – que em 12 anos criou 20 milhões de empregos, tirou 32 milhões de pessoas da miséria, multiplicou o PIB por cinco, abriu universidade para milhões de excluídos e venceu a fome – se comprovou quando Moro aceitou fazer parte do governo Bolsonaro.

“Os mais renomados juristas do Brasil e de outros países consideram absurda minha condenação e apontam a parcialidade de Sergio Moro, confirmada na prática quando aceitou ser ministro da Justiça do presidente que ele ajudou a eleger com minha condenação”, relata.

Ao final Lula volta a indagar: Por que têm tanto medo de Lula livre, se já alcançaram o objetivo que era impedir minha eleição, se não há nada que sustente essa prisão?

“Na verdade, o que eles temem é a organização do povo que se identifica com nosso projeto de país. Temem ter de reconhecer as arbitrariedades que cometeram para eleger um presidente incapaz e que nos enche de vergonha. Eles sabem que minha libertação é parte importante da retomada da democracia no Brasil. Mas são incapazes de conviver com o processo democrático”, conclui.

Leia o artigo na íntegra


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum