Lula participa de encontros com ex-presidentes franceses para falar sobre avanço da extrema direita

Nicolas Sarkozy disse ao ex-presidente que vê com preocupação a escalada autoritária do governo Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Para encerrar sua passagem por Paris, o ex-presidente Lula se encontrou nesta quarta-feira (4) com o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. Na segunda-feira (2), o petista esteve com o também ex-presidente François Hollande e, em ambos os encontros, a conversa se voltou para o avanço da extrema direita no Brasil e no mundo.

Sarkozy disse a Lula que acompanha com preocupação a escalada autoritária do governo de Jair Bolsonaro, assim como a perseguição ao ex-presidente. Para o francês, tal fato foi escancarado depois da posse do ex-juiz Sérgio Moro como ministro da Justiça.

Com François Hollande, o ex-presidente debateu os desafios da esquerda para lidar com o cenário de ódio que avança em nível mundial. Os dois líderes também discutiram as tarefas mais urgentes para a "retomada de governos pautados pela justiça social".

Nos próximos dias, Lula segue a Genebra, onde vai se reunir com o Conselho Mundial de Igrejas para debater soluções para a desigualdade, tema também presente em sua passagem por Paris. Ainda na Suíça, ele se reúne com o sindicatos globais.

Na segunda, Lula participou de uma cerimônia no Theatre du Gymnase e recebeu o título de cidadão honorário de Paris em reconhecimento a sua luta e seu legado contra a fome e a miséria. Na cerimônia, ele criticou o ministro da Justiça, Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro e os grandes meios de comunicação do Brasil.

Temas