O que o brasileiro pensa?
02 de julho de 2020, 18h47

Lula pede ao STF acesso a mensagens de Moro e Dallagnol

A defesa do ex-presidente entrou com ação após novas revelações da Vaza Jato

Reprodução/YouTube

A defesa do ex-presidente Lula apresentou nesta quinta-feira (2) uma solicitação ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, pedindo o acesso a uma cópia das mensagens trocadas pelo ex-juiz federal Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol obtidas pelo STF na Operação Spoofing.

Segundo o jornalista Tiago Angelo, da Conjur, a solicitação feita pelos advogados Cristiano Zanin, Valeska Martins, Maria de Lourdes Lopes e Eliakin dos Santos se refere a conversas realizadas em aparelhos estatais que dizem respeitos aos atos funcionais praticados pelos procuradores e que tenham a ver com Lula.

A manifestação acontece após o retorno das reportagens da Vaza Jato. Matéria publicada pelo The Intercept Brasil em parceria com a Agência Pública na quarta-feira aponta uma proximidade do FBI com a Lava Jato. O STF teve acesso às conversas após a operação Spoofing, que prendeu “hackers” que teriam invadido celulares de Moro e de procuradores.

“Os novos diálogos desnudados sufragam a necessidade de compartilhamento de prova outrora formulado em sede regimental, eis que, em reforço a tudo o quanto fora descrito e provado na inicial do writ, o material poderá revelar a extensão da atuação ilegal dos procuradores da República nos atos de persecução realizados contra o paciente”, diz trecho da petição.

Nesta quinta-feira, Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, seguiu os passo do ex-ministro Sérgio Moro e se recusou a participar de um debate com o ex-presidente Lula.

O perfil de Lula comentou: “O menino Dallagnol é um farsante: nunca sequer teve coragem de ir a uma audiência dos processos contra Lula, se recusa a debater o caso, e sabia, como revelou o The Intercept Brasil, que nunca teve provas além de convicção”.

Confira aqui a petição, obtida pela Conjur

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags