Lula se encontra com presidente de Portugal em SP

Marcelo Rebelo de Sousa participará da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa

O ex-presidente Lula se encontrou nesta sexta-feira (30) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em São Paulo. Rebelo de Sousa veio ao Brasil em razão da reinauguração Museu da Língua Portuguesa.

“Diálogo fraterno com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou hoje no Brasil para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Conversamos muito sobre as relações Brasil-Portugal e União Europeia. Um agradável encontro”, escreveu Lula em seu Twitter.

O encontro aconteceu na residência do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo.

Além de Lula, Rebelo de Sousa deve visitar o ex-presidente Michel Temer no sábado (31) e reunir-se com o presidente Jair Bolsonaro no domingo (1º), em Brasília.

“O objetivo é essencialmente a inauguração do Museu da Língua Portuguesa, que é um grande momento, grande momento”, disse Rebelo a jornalistas.

Questionado pela imprensa, o presidente de Portugal negou que o encontro com Lula seja por conta da possibilidade de o petista assumir a presidência em 2023. “Não tem nada a ver com isso. A cultura, neste momento, tem um papel fundamental na convergência entre Portugal e o Brasil e esta reinauguração é um grande momento cultural, que vai para além de Portugal e Brasil”, afirmou.

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, também participará da cerimônia de reinauguração do museu, que acontece no sábado. O local foi atingido por um incêndio em 2015, quando dois andares foram destruídos. A reabertura ao público será no domingo.

Com informações da SIC

Publicidade
Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR