#Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de setembro de 2019, 19h48

Lula presta solidariedade a Bachelet e condena fala de Bolsonaro

Em mensagem no Twitter, ex-presidente afirma que este é mais um ato de ignorância do atual chefe do Executivo nacional

Foto: Ricardo Stuckert

Dentre as várias pessoas ao redor do mundo que expressaram sua revolta pelos comentários feitos por Jair Bolsonaro a Michelle Bachelet, está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista afirmou que o atual presidente envergonha o Brasil através de suas palavras.

No Twitter oficial de Lula foi postada uma mensagem em solidariedade a ex-presidente do Chile e todos os chilenos, que têm, assim como o Brasil, marcas de uma ditadura militar que aterrorizou toda uma nação.

“Bolsonaro não cansa de vomitar ignorância e envergonhar o Brasil perante o mundo. Minha solidariedade à presidenta Michelle Bachelet e ao povo chileno, que hoje tiveram a memória de seus mortos e desaparecidos violentadas por este senhor. #RecadoDoLula”, diz o tuíte postado no perfil do petista.

A postagem veio como reação à declaração de Jair Bolsonaro, que publicou em seu Twitter, nesta quarta-feira (4), que Bachelet “segue a linha do Macron” por ter criticado seu governo durante entrevista coletiva em Genebra. Na ocasião, Bachelet disse que o Brasil sofre com “redução do espaço democrático”, especialmente com ataques contra defensores da natureza e dos direitos humanos.

“Diz ainda que o Brasil perde espaço democrático, mas se esquece que seu país só não é uma Cuba graças aos que tiveram a coragem de dar um basta à esquerda em 1973, entre esses comunistas o seu pai brigadeiro à época”, prosseguiu Bolsonaro.

Como resposta ao presidente brasileiro, Sebastián Piñera, presidente do Chile, afirmou em vídeo que não “compartilha, em absoluto” com a opinião emitida por Jair Bolsonaro “em relação a um tema tão doloroso quanto a morte do pai de Michelle Bachelet”. Ele adicionou ainda que é “público e permanente” seu compromisso com a democracia, com a liberdade e com o respeito aos direitos humanos em todos os tempos, todos os lugares e em todas as circunstâncias”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum