Efeito Lula: PT cresce e fica próximo de recorde histórico em preferência do eleitorado, diz Datafolha

Levantamento mostra crescimento do PT acompanhando adesão a Lula, que é considerado por 51% como o melhor presidente da história e venceria em primeiro turno em 2022; confira

Lula dá "sarrada" com jovens do PT (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

O crescimento da adesão à candidatura do ex-presidente Lula (PT) para as eleições de 2022 fez o Partido dos Trabalhadores (PT) atingir sua segunda melhor marca na preferência do eleitorado na série histórica do Datafolha.

Levantamento feito pelo Datafolha entre os dias 13 e 16 de dezembro mostra que o PT chegou a 28% da preferência do eleitorado, um recorde histórico. Desde março de 2013, quando bateu 29% de adesão do eleitorado ainda no primeiro governo Dilma Rousseff (PT), o partido não conquistava um percentual tão alto.

Entre setembro e novembro houve um crescimento de 5 pontos percentuais na preferência pelo PT, o que parece ser um reflexo direto da subida do ex-presidente Lula nas pesquisas. O Datafolha aponta que Lula venceria em primeiro turno se as eleições de 2022 fossem hoje.

A marca registrada pelo PT em dezembro de 2021 supera a de dezembro de 2012, 27%, e se torna o segunda maior adesão do eleitorado ao partido. Desde 2001, a legenda é líder isolada na pesquisa.

O demais partidos, somados, possuem 7% da preferência do eleitor, são eles: MDB (2%), PSDB (2%), PL (1%), PSOL (1%) e PDT (1%).

Lula vence Bolsonaro no primeiro turno

A pesquisa Datafolha mostra que Lula venceria a disputa já no primeiro turno. Segundo o estudo, Lula tem 48% das intenções de voto. Nos votos válidos (quando excluídos brancos e nulos), isso representa 53% do eleitorado e garantiria uma vitória para o ex-presidente sem precisar de um segundo turno.

Bolsonaro aparece na segunda posição com 22% das intenções de voto, menos da metade do percentual de Lula. Depois dele surgem os candidatos da chamada “terceira via”. Nenhum deles, no entanto, chega sequer a 10% das intenções de voto.

Lula também levaria a melhor em qualquer cenário de segundo turno. Em um eventual embate contra Bolsonaro (PL), o petista teria 59% dos votos, contra 30% do atual presidente. 

Lula melhor presidente da história

O levantamento revelou ainda que Lula é considerado como o melhor presidente da história do Brasil por 51% dos brasileiros. Ele está 40 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), considerado melhor presidente da história por apenas 11%.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Getúlio Vargas foram citados por 4%, abaixo dos 11% que dizem não saber. Com 1%, foram lembrados Juscelino Kubitschek (1956-61), José Sarney (1985-90), Itamar Franco (1992-94), João Baptista Figueiredo (1979-85), Dilma Rousseff (2011-16), Jânio Quadros (1961) e Tancredo Neves (1985).

O ápice da avaliação de Lula ocorreu em 2010, quando 71% dos brasileiros o consideravam o melhor presidente. Com os ataques da mídia e o lawfare comandado por Deltan Dallagnol e Sergio Moro, ambos hoje no Podemos, o índice chegou a 35% em março de 2016, seu pior nível.

Confira abaixo a pesquisa Datafolha na íntegra:

Confira aqui a série histórica até 2017

Temas