Lula relembra "melhor momento da democracia na Pátria Grande" em discurso na Argentina; assista

Ao lado de Alberto Fernandez, Cristina Kirchner e Pepe Mujica na histórica Plaza de Mayo, Lula listou progressistas que governaram países da América do Sul no início dos anos 2000 e agradeceu aos argentinos pela solidariedade quando esteve preso.

Lula observado por Alberto Fernandez e Cristina Kirchner durante discurso na Plaza de Mayo, em Buenos Aires (Foto: Ricardo Stuckert)r3
Escrito en POLÍTICA el

Agradecendo a cada argentino e cada argentina da multidão que lotou a tradicional Plaza de Mayo, em Buenos Aires, na noite desta sexta-feira (10), Lula lembrou do "melhor momento da Pátria Grande América Latina" quando governou o Brasil com diversos progressistas presidindo países vizinhos.

"Eu tive a oportunidade de governar o Brasil no período em que [Nestor] Kirchner e Cristina governaram a Argentina. Quando nosso companheiro Hugo Chávez era presidente da Venezuela. Eu tive a oportunidade de governar o Brasil quando nosso índio Evo Morales era presidente da Bolívia. Quando Tabaré [Vasquez] e depois Pepe Mujica governavam o Uruguai. Eu tive a oportunidade de governar o Brasil quando o companheiro [Fernando] Lugo era presidente do Paraguai, quando Michelle Bachelet e [Ricardo] Lagos eram presidentes do Chile, quando Rafael Correa era presidente do Equador. Esses companheiros progressistas, socialistas, humanistas fizeram parte do melhor momento de democracia de nossa Pátria Grande, nossa querida América Latina", disse a uma plateia com muitos jovens.

Aplaudido por várias vezes durante o discurso, Lula agradeceu o apoio dos argentinos e, em especial, de Alberto Fernandez, que o visitou na prisão em Curitiba quando era candidato ao governo da Argentina.

“Venho para agradecer do fundo do coração, para agradecer a cada homem e a cada mulher da Argentina que prestaram solidariedade a mim, quando eu fui preso no Brasil. A mesma perseguição que me colocou em cárcere, é a mesma perseguição que a companheira Cristina foi e é vítima”.

Pelas redes sociais, Fernandez fez coro com Lula. "Hoje com Cristina, Lula e Pepe estamos construindo a grande pátria que sonhamos", tuitou o presidente argentino.

https://twitter.com/alferdez/status/1469479164499701760

Assista ao discurso de Lula a partir de 7 minutos, após a fala de Pepe Mujica

https://www.youtube.com/watch?v=2pXQeosAqXc&t=369s