Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de setembro de 2019, 10h41

Lula sobre o antipetismo: “Eu quero saber que partido começa uma eleição com 30%”

VÍDEO - Na entrevista exclusiva à Fórum, ex-presidente criticou a tese do antipetismo: "O PT é a força política mais organizada e mais forte desse país. E por isso o PT tem adversários". Assista

Foto: Ricardo Stuckert

Na entrevista exclusiva que o ex-presidente Lula concedeu à Fórum, na última quinta-feira (19), o petista falou, entre os inúmeros assuntos abordados, sobre o fenômeno do antipetismo. Para Lula, o PT tem adversários justamente por ser um partido político expressivo, e ele avalia que o antipetismo existe assim como o “anti-flamenguismo”.

“Essa é outra bobagem. O antipetismo, o antiflamenguismo. Existe o anti tudo. Não tem na história da humanidade, com exceção do partido chinês e cubano, alguém que seja unanimidade 100%. Vamos pegar o meu exemplo. Quando deixei a presidência da República, em dezembro de 2010, eu tinha 87% de bom e ótimo, 10% de regular e 3% de ruim e péssimo, que era no comitê dos tucanos. Mas ninguém consegue chegar a 100%. Não existe esse antipetismo. Existe o antipetismo como existe o anti tudo. Existe o anticorinthianismo, o antipalmeirismo, o antisantista”, comparou.

Neste ponto da conversa, tratando sobre o ódio ao PT, Lula falou sobre as alianças que construiu para chegar ao poder. “Eu descobri que o PT não chegaria à presidência com 30% em 2002. Por isso fui procurar o meu querido e saudoso José Alencar. Quando eu vi o Alencar fazer um discurso de 50 anos da vida empresarial dele, eu pensei ‘puxa vida, encontrei o meu vice’. O empresário porreta fazendo o discurso que o povo entende. Aí fui lá convencer o José Alencar a vir para a candidatura, fui convencer ele a entrar no PR, porque ele não podia vir para o PT. E aí nós construímos a percentagem que faltava para eu ganhar as eleições”, revelou.

O ex-presidente, então, colocou em evidência a força eleitoral do PT para refutar a tese de que o antipetismo é a maior força política do país. Para Lula, é exatamente o contrário. “‘Ah, mas o PT só tem 30%’. Eu quero saber quem tem mais. Eu quero saber qual é o mundo em que algum partido começa uma eleição com 30%. O Haddad perdeu as eleições, mas na lógica da direita brasileira, o Haddad tem 45% dos votos, é muito voto nesse país. Com a política de destruição do PT, com a manipulação da Lava Jato, com a manipulação do Moro, as fake news, as mentiras contadas, você imagina uma coisa, um candidato que não participa de um debate, se recolhe. E no debate ficam “coitadinho, tomou uma facada, não pode ir no debate”, e na hora do debate ficava passando mensagem na tentativa de fazer dele um beato, um santo. O PT é a força política mais organizada e mais forte desse país. E por isso o PT tem adversários. Você vai no Rio de Janeiro, o Flamengo é a maior torcida, mas tem inimigo pra caramba”, finalizou.

Assista.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum