Lula sobre Teich: “Só entrou no hospital para vender plano”

O ex-presidente ainda exaltou o SUS e fez uma "autocrítica" sobre o sistema de saúde

Durante transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira (5) com quatro ex-ministros da Saúde dos governos petistas, o ex-presidente Lula criticou o atual ministro da pasta, Nelson Teich.

“A impressão que eu tenho é que ele nunca entrou em uma UBS, nunca visitou um pronto-socorro. A impressão que eu tenho é que ele nunca entrou no hospital a não ser para vender plano”, afirmou o ex-presidente.

Segundo Lula, Teich “é um cara especialista em fundos”. “Não deve nunca ter tirado a pressão de um paciente. Espero não precisar nunca tomar uma injeção com ele”, completou.

O ex-ministro e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) concordou com o ex-presidente: “Teich não tem o menor conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde”.

Lula ainda fez questão defender o SUS e se propôs a fazer uma “autocrítica”: “Embora eu sempre tenha valorizado o SUS, nós nunca fizemos a defesa ideológica do SUS para a população. Nós deveríamos ter feito uma guerra ideológica-publicitária em defesa do SUS”. Lula criticou os ataques do setor privado e a abordagem da mídia sobre o sistema público.

Além de Lula e Padilha, participam da live os ex-ministros José Gomes Temporão, Arthur Chioro e Humberto Costa, senador (PT-PE).

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR