Lula tem menor rejeição e é a única opção para 38%, diz PoderData

Enquanto Lula possui o eleitorado mais fiel, Bolsonaro, Moro e Ciro aparecem tecnicamente empatados com alta rejeição

Lula (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento do PoderData divulgado nesta sexta-feira (26) mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue como o pré-candidato à Presidência com menor rejeição do eleitorado. Ele é o único a registrar menos de 50% de rejeição e é o que possui maior número de eleitores que o enxergam como única opção.

Dados do instituto mostram que apenas 42% afirmam que não votariam em Lula de jeito nenhum, o colocando com a menor rejeição entre os pré-candidatos pesquisados. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), possui o maior rechaço, com 70% dizendo que jamais daria um voto nele.

Os demais candidatos aparecem com índices de rejeição bem próximos. O presidente Jair Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) e Eduardo Leite (PSDB) estão empatados com 57% de rejeição. O governador João Doria (PSDB) registra um ponto a mais que o trio e aparece com 58%, enquanto o ex-ministro Sergio Moro (Podemos) tem um a menos e registra 56% de rejeição.

Lula é o campeão no voto convicto, com 38% do eleitorado afirmando que o enxergam como única opção no pleito. Bolsonaro tem uma fatia de 27% de eleitores fiéis. Moro, por sua vez, registra 14%.

Lula vence em todos os cenários

Na pesquisa estimulada, para saber em qual pré-candidato o eleitor pretende votar, Lula segue como favorito para vencer a corrida presidencial. Segundo o estudo, Lula tem 34% das intenções de voto, contra 29% de Bolsonaro. Moro soma 8% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT), que soma 7%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) tem 5%.

A pesquisa PoderData é feita por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios nas 27 unidades da Federação de 22 a 24 de novembro de 2021.