Lula vence em todos os cenários e reprovação de Bolsonaro bate 54%, diz Exame/Ideia

"Percebemos, a julgar pelas últimas 24 horas, que houve uma recepção negativa por parte da opinião pública por causa do episódio da compra da vacina Covaxin", afirma Maurício Moura, fundador do Instituto Ideia

Lula e Jair Bolsonaro (Montagem)
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa Ideia, encomendada pela revista Exame, divulgada nesta sexta-feira (25) mostra que o ex-presidente Lula venceria as eleições presidenciais em todos os cenários caso a votação acontecesse hoje. Ao mesmo tempo, o estudo confirma o derretimento da popularidade de Jair Bolsonaro (Sem partido) diante das suspeitas de corrupção na compra da Covaxin.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula é lembrado por 22% do eleitorado, Bolsonaro por 19% e Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 6%. Foram mencionados ainda Sergio Moro e João Doria (PSDB), com 2%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Tasso Jereissati (PSDB), com 1%.

No cenário mais provável, com Ciro e Doria, Lula lidera com 39% das intenções de voto contra 31% de Bolsonaro. O pedetista soma 14% e o tucano, 8%.

Lula marca 37% das intenções em cenários com Eduardo Leite (PSDB) no lugar de Doria - Bolsonaro tem 31% e Ciro, 16% - e com Mandetta como candidato da centro-direita, em que o atual presidente registra 35%, o pedetista 10% e o ex-ministro da Saúde 7%.

Com Tasso Jereissati (7%) o cenário é parecido, com o petista à frente, com 35%, Bolsonaro com 32% e Ciro com 14%.

Reprovação
O levantamento mostra ainda que a reprovação de Bolsonaro continua em queda livre e seu governo já é considerado "ruim ou péssimo" por 54% dos brasileiros. Outros 19% acham a gestão regular e 25% ótimo ou bom.

"Percebemos, a julgar pelas últimas 24 horas, que houve uma recepção negativa por parte da opinião pública por causa do episódio da compra da vacina Covaxin. Apesar disso, Bolsonaro continua com fortalezas conhecidas: os evangélicos e os que moram na Região Centro-Oeste. É importante ficar atento à piora da avaliação nas regiões Norte e Nordeste em relação à avaliação presidencial”, disse Maurício Moura, fundador do Ideia.

A pesquisa mostra ainda que 52% da população desaprova a maneira como Bolsonaro conduz a presidência, diante de 29% que aprovam e 18% que não aprovam, nem desaprovam.