Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest

Primeira pesquisa do ano eleitoral de 2022 mostra petista com 52% dos votos válidos, com perspectiva de vitória no primeiro turno.

Ex-presidente Lula (PT). Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pelo segundo mês seguido, pesquisa do Instituto Quaest encomendada pela Genial Investimentos mostra vitória de Lula (PT) no primeiro turno das eleições de outubro. De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (12), o petista tem 52,3% dos votos válidos no cenário estimulado.

Nesse quadro, Lula oscilou um ponto negativo para menos, de 46% registrado em dezembro para atuais 45%. Jair Bolsonaro (PL) manteve os 23%. Sérgio Moro (Podemos) caiu dois pontos, de 11% para 9%. Ciro Gomes (PPDT) também oscilou na mesma proporção, de 7% para 5%. João Doria (PSDB) tem 3% e Simone Tebet (MDB) 1%.

Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D'Ávilla (Novo) não chegaram a pontuar. Brancos e nulos são 8% e indecisos 4%.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula é citado por 27% dos eleitores, 16% lembram de Bolsonaro e apenas 1% falam nos nomes de Moro e Ciro. Indecisos neste cenário são 52%.

Lula vence todo no segundo turno

O pré-candidato do PT também vence todos os adversários em simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, Lula tem 54% contra 30%. Moro mantém os 30% na derrota para o petista, que soma 50%.

Contra Ciro, Lula marca 52% contra 21%. O petista ainda vence Doria (55% a 15%) e Pacheco (57% a 14%).

Em simulações sem o petista, Bolsonaro perde para Moro (36% a 30%) e para Ciro (39% a 32%).

Lula é a segunda opção de voto de 28% dos ciristas

A pressão de deputados do PDT para que Ciro abandone a disputa, com a sigla migrando para o apoio a Lula, daria ainda mais chances para uma vitória do petista no primeiro turno.

Segundo a pesquisa, 28% dos eleitores que declararam votar em Ciro têm em Lula a segunda opção. O potencial de transferência de votos só fica atrás caso o cenário se invertesse: 40% dos eleitores do petista têm Ciro como segunda opção.

O estudo mostra ainda que 10% dos que dizem votar em Moro e 8% que declaram preferir Doria têm Lula como segunda opção.

Sobre uma eventual desistência de Moro, já ventilada nos bastidores, o principal beneficiado seria Bolsonaro, com herança de 24% dos votos de seu ex-ministro - outros 17% dizem que votariam em Ciro e 19% em Doria.

Invertida, a relação se mantém, com Moro como segunda opção de 22% dos eleitores de Bolsonaro.

A pesquisa Quaest ouviu 2 mil eleitores entre os dias 6 e 9 de janeiro em todo o território nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.

Leia a íntegra