Lula venceria no primeiro turno em todos os cenários pesquisados, diz Genial/Quaest

Bolsonaro perderia mesmo sem o ex-presidente; veja a íntegra da pesquisa aqui

Foto: Ex-presidente Lula (Redes sociais)
Escrito en POLÍTICA el

Se as eleições fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva venceria no primeiro turno em todos os cenários, de acordo com nova pesquisa da Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (8).

O ex-presidente lidera em todos os cenários, em primeiro e segundo turnos. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece em segundo lugar, mas é derrotado em qualquer situação de segundo turno.

A Quaest analisou quatro cenários de pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos.

Intenção de votos válidos

Embora o jornal O Globo afirme que Lula não venceria em primeiro turno, a Fórum fez os cálculos excluindo o número de brancos, nulos e indecisos, usando apenas as intenções de votos nos candidatos. Desse modo, Lula venceria em todos os cenários apresentados.

Os cenários

No cenário com sete pré-candidatos, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%. Se fossem levados em conta apenas as intenções de votos válidos, Lula venceria a eleição já no primeiro turno, com 52%.

Em um cenário sem a presença de Doria, Pacheco e D’Ávila, Lula segue na liderança com 47% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 24%. Sergio Moro aparece com 11%, enquanto Ciro vem em seguida, com 7%. Se fossem levados em conta apenas as intenções de votos válidos, Lula também venceria a eleição neste cenário já no primeiro turno, com 52%.

Em um terceiro cenário, sem Doria, Moro e D’Ávila, Lula tem seu melhor desempenho, com 48% dos votos, chegando a 56% das intenções de votos válidos. Bolsonaro também cresce, chegando aos 27%. Ciro aparece com 8%, e Pacheco, com 2%, completam a lista.

Já no último quadro sem Moro, Pacheco e D’Ávila, Lula tem 47% das intenções de votos, seguido por Bolsonaro, com 27%; Ciro Gomes, com 7%; e João Doria, com 5%. Neste cenário, Lula atingiria 54% das intenções de votos válidos.

Lula vence também em todos os cenários de simulações de segundo turno: 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

Derrotado mesmo sem Lula

Mesmo sem a presença de Lula, Bolsonaro também seria derrotado nos cenários levantados pela pesquisa. Ele aparece com 31% das intenções de voto contra 34% de Sergio Moro, e com 34%, contra 39% de Ciro Gomes.

O levantamento foi feito presencialmente entre os dias 2 e 5 de dezembro, com 2.037 entrevistas em 120 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro, de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O estudo que vem monitorando a avaliação do governo desde julho foi feito pela Quaest.

Veja a íntegra da pesquisa aqui: