Lula: "Volto ao Brasil com a mesma disposição do Papa para brigar por um mundo melhor"

De acordo com Lula, ele e o Papa Francisco conversaram sobre o combate à desigualdade e sobre a defesa de uma boa política ambiental

Lula e o Papa Francisco (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Diretamente do Vaticano, onde se encontrou na manhã desta quinta-feira (13) com o Papa Francisco, o ex-presidente Lula fez um depoimento, divulgado nas redes sociais, sobre sua conversa com o sumo pontífice.

De acordo com o petista, os principais temas do encontro foram o combate às desigualdades sociais e defesa de uma boa política ambiental.

"Todo mundo sabe que o mundo está ficando mais desigual. Todo mundo sabe que na maioria dos países os trabalhadores estão perdendo direitos. As conquistas do passado estão sendo derrubadas pela ganância dos interesses empresariais e financeiros", disse Lula, relembrando de reuniões que participou do G20 quando ainda era presidente.

"Todas as decisões que nós tomávamos, para que houvesse protecionismo, nada disso aconteceu", revelou.

De acordo com o ex-presidente, a decisão de Francisco de reunir milhares de jovens para debater uma "nova economia para o mundo" é "alentadora". "Quem é que vai pagar o salário dos trabalhadores? Quem é que vai cuidar das pessoas que nem emprego tem?", questionou.

O ex-presidente disse ainda que uma das colocações de Francisco que mais o tocou foi quando disse que, na idade dele, com 84 anos, ainda quer "fazer coisas que sejam irreversíveis, que fiquem para sempre no seio da sociedade".

"Isso deve servir de exemplo", pontuou Lula.

Sobre a agenda ambiental discutida com o Papa, Lula revelou que ambos conversaram sobre o fato de que, "apesar dos discursos, não há interesse por parte dos governantes em mudar as matrizes energéticas".

"Se a gente não cuidar da preservação do planeta, é preciso lembrar que um dos principais animais em extinção é o ser humano, sobretudo o pobre", alertou o ex-presidente.

Ao final de seu discurso, Lula disse que ficou "satisfeito" com a visita ao Papa. "Amanhã retorno ao Brasil com a mesma disposição do Papa Francisco para brigar por um mundo melhor", finalizou.

Assista.