Lupi defende voto impresso contra fraude e é criticado nas redes sociais

Na Câmara, o PDT já havia votado a favor da admissibilidade um projeto da deputada bolsonarista Bia Kicis sobre o tema

O presidente do PDT, Carlos Luppi (Foto: Divulgação/PDT)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, gerou polêmica nas redes sociais nesta quinta-feira (27) ao defender a proposta do voto impresso em vídeo publicado em seu perfil oficial. Na gravação, o dirigente pedetista afirmou que "sem a recontagem, a fraude impera”, o que gerou revolta nas redes.

O dirigente defende que as urnas eletrônicas imprimam um comprovante de voto que deve ser inserido em uma urna física que possa ser aberta em caso de desconfiança de alguma seção eleitoral. Lupi lembrou da posição do ex-governador Leonel Brizola a favor do tema.

O que mais gerou controversa, no entanto, foi uma frase em que Lupi diz que "a fraude impera" sem a impressão do voto. “Sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem a recontagem, a fraude impera”, afirmou.

O influenciador digital Felipe Neto foi um dos que criticou a colocação. "Depois dessa última do PDT, não tenho mais o q falar", escreveu no Twitter. "Palavras do Presidente do PDT, Carlos Lupi. Palavras q soam tranquilamente como saídas da família Bolsonaro. Inacreditável", completou, referindo-se à frase polêmica.

O tema voltou à tona após o presidente Jair Bolsonaro dizer que só aceitaria o resultado das eleições com voto "auditável" - como se o sistema eleitoral atual não previsse auditoria. Na Câmara dos Deputados, está sendo apreciada uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria da deputada bolsonarista Bia Kicis que obriga o voto impresso (PEC 135/19).

O PDT votou favorável à admissibilidade (quando se reconhece a constitucionalidade) do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, em 2019. Na ocasião, o parecer do relator Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) foi aprovado por 33 a 5. Os únicos partidos a votarem contra foram Cidadania e PP. PSB, Republicanos e MDB se dividiram. O PT liberou também a bancada alegando que era a favor do debate sobre o tema e os três presentes na sessão foram a favor. Confira aqui como votou cada parlamentar.

https://twitter.com/CarlosLupiPDT/status/1398004021189824515