Lupi diz que Ciro vai ficar com votos de bolsonaristas arrependidos e fará segundo turno com Lula

O presidente do PDT viu com otimismo os números do Datafolha que, segundo ele, apontam derretimento de Bolsonaro

Carlos Lupi
Escrito en POLÍTICA el

Ciro Gomes (PDT-CE) foi parar entre os assuntos mais comentados do Twitter, na manhã desta quinta-feira (13), logo após aparecer com apenas 6% das intenções de votos na primeira pesquisa Datafolha após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter seus direitos políticos reestabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente do PDT, Carlos Lupi, no entanto, vê com otimismo o resultado da pesquisa. Para ele, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) aparece no início de uma tendência de queda de popularidade, e quem vai se beneficiar desse derretimento para 2022 é Ciro Gomes (CE), que então teria como adversário em um segundo turno o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Começa a se construir um segundo turno Lula versus Ciro. É algo que venho falando desde dezembro e que começa a ganhar corpo. Bolsonaro tende a derreter cada vez mais e a representar o espectro mais radicalizado da sociedade, do ódio, da discriminação da direita mais raivosa. Como Moro e Huck não devem ser candidatos, há um grande espaço para o crescimento do Ciro", diz Lupi.

O desafio do PDT agora é conseguir esse eleitorado de 2018 que, segundo Lupi, era mais anti-Lula do que pró-Bolsonaro, "mais anticorrupção e centrista do que direita", e que atualmente tem desgarrado do ex-capitão do Exército.

Com informações do Painel da Folha