Presidente do PDT discorda da estratégia utilizada por Ciro de atacar Lula: "É a cabeça dele, mas penso diferente"

Em entrevista, Ciro afirmou que vai "para cima" de Lula e que o petista é "o maior corruptor da história moderna brasileira"; presidente de seu partido rebateu: "Inimigo número um é Bolsonaro"

Carlos Lupi e Ciro Gomes (Foto: Rafael Machado/PDT)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse em entrevista ao site O Antagonista, nesta segunda-feira (17), que discorda da estratégia de Ciro Gomes, pré-candidato à presidência da República pelo seu partido, de atacar o ex-presidente Lula. "Respeito, mas penso diferente", disse Lupi, adicionando que o alvo das críticas, agora, deveria ser o presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao jornal Valor dada mais cedo, Ciro disse que Lula, primeiro colocado nas pesquisas de intenção de voto para a eleição de 2022, é "o maior corruptor da história brasileira". "Quem vai ter que se explicar agora é o Lula porque vou para cima dele. Vamos derrotar Bolsonaro e vou propor mudança. Lula é parte central da corrupção. Lula é o maior corruptor da história moderna brasileira. E não aprendeu nada. Fica na lambança, prometendo a volta de um passado idílico que é mentira", disparou.

Carlos Lupi, no entanto, defende um outro caminho na estratégia de seu postulante ao Palácio do Planalto. "Ciro e outros pensam diferente. Acham que é importante também bater no Lula para furar o bloqueio entre os dois. Eu não penso assim. Acho que o importante agora é salvar o Brasil de Bolsonaro. Numa segunda etapa, a gente faria o enfrentamento com Lula, no substantivo, apresentando um projeto de governo que a gente acredita ser melhor do que o dele. Mas cada um tem o direito de pensar diferente. É a cabeça dele. Eu respeito, mas penso diferente", afirmou.

Ao jornal Valor, o presidente do PDT reforçou sua tese dissonante com a de Ciro Gomes. "Continuo achando que o cenário da disputa presidencial será entre Ciro e Lula no segundo turno. Mas, antes, temos que vencer o inimigo da nação, que é o presidente Bolsonaro. Temos que colocar Bolsonaro como o inimigo da nação. O modelo econômico do governo é fracassado", declarou, adicionando ainda que o atual responsável pela comunicação de Ciro, o ex-marqueteiro do PT João Santana, orientou que o foco das críticas deve ser Bolsonaro, mas também o aconselhou a "marcar diferenças com relação ao PT".

Essa é a primeira vez que Lupi, que foi ministro do governo Dilma Rousseff (PT), discorda publicamente de uma crítica de Ciro ao ex-presidente Lula. O petista, por sua vez, não se pronunciou sobre o novo ataque do pedetista.